História

historia

O Observatório Político é uma marca registada com a forma de associação de investigação científica, sem fins lucrativos. Um centro de investigação independente e autónomo na área dos estudos políticos. Investiga e produz serviços aos seus investigadores e associados nas suas áreas privilegiadas de atuação. A dinâmica das estruturas e processos políticos, a constituição das elites políticas, as alterações das estruturas político-sociais, assim como as articulações entre o poder político e a sociedade civil são pesquisadas sem derivas político-partidárias e com o afastamento analítico e científico que conduz à fiabilidade da análise política.

O Observatório Político, sede em Lisboa, com um corpo científico alargado e multilateral, uma ação independente e internacionalizada, reúne as condições para a cooperação interdisciplinar. A viabilização deste espaço de acolhimento consolidou e granjeou visibilidade à área de investigação dedicada aos Estudos Políticos, enquadrando docentes, doutorandos e jovens investigadores em torno de quatro objetivos estratégicos:

1. Publicação da RPCP – Revista Portuguesa de Ciência Política;
2. Internacionalização da investigação nos três ciclos de estudos;
3. Constituição de uma Biblioteca especializada;
4. Estrutura de investigação agrupada em projetos, grupos e redes de pesquisa internacionais.

Principais Datas Institucionais

2018

NOVEMBRO

21.11 Disponibilização do e-Working Paper #83, da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Cláudia Favarato, intitulado “From Ritual Infanticide to Political Power. A frame for the study of political powers in Guinea Bissau”.

20.11 Abertura do Call for Papers para a edição de 2019, números 11 e 12 da Revista Portuguesa de Ciência Política.

07.11 A Investigadora Associada do Observatório Político, do ISCSP-ULisboa, Cristiana Oliveira, esteve presente na conferência internacional “City Nation Place Global’18″, que decorreu nos dias 7 e 8 de Novembro, em Londres.

OUTUBRO

29.10 Os Investigadores Associados do Observatório Político, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP/ULisboa, Patrícia Tomás e Jorge Botelho Moniz, estiveram presentes enquanto oradores no evento internacional “iDebate project: Europe for citizens – Civic participation and young people”, organizado pelo Fórum dos Cidadãos/IFILNOVA, tendo levado a debate os temas “Youth political participation: attitudes and Challenges” e “Secularization as post-democracy? Analysis of the processes of secularization and political participation in Europe”. O evento contou ainda com a participação dos investigadores do IFILNOVA, Dina Mendonça – “Philosophy for Children and Participation in Democratic Life” e Robert William Clowes – “The Cognitive Ecology of the Age of Cloud Technology”.

24.10 Disponibilização do e-Working Paper #82, da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Luís Sargento Freitas, intitulado “Analyzing the Common Agricultural Policy as a case of conceptual shifts (1957 – 2016)”.

19.10 Presença do Observatório Político na Conferência Lisbon Talks com o tema “Democracia e Resiliência”, que se realizou na sede do g7+, com os oradores Jorge Sampaio e Xanana Gusmão e moderação de Ana Lourenço.

17.10 Entrevista à Investigadora Associada do Observatório Político, Patrícia Tomás, para analisar a temática da participação cívica e política dos jovens em Portugal, pela jornalista e editora-executiva da Revista Visão, Catarina Guerreiro. A peça foi realizada no âmbito do Programa Fronteiras XXI, da RTP3 em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, com a temática “Jovens de costas voltadas para a política?”.

16.10 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Patrícia Oliveira, enquanto organizadora, na Universidade do Minho, na qualidade de Coordenadora Executiva do Fórum dos Cidadãos (IFILNOVA), num dos quatro debates previstos no âmbito do projeto europeu iDebate – I debate, therefore I learn.

01.10 Início da 1ª Fase do VIII Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político.

SETEMBRO

26.09 Participação da Coordenadora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, enquanto oradora, no colóquio “Política e Comunicação: a década de 60 em debate”, realizado no âmbito do 50º aniversário do “Maio de ‘68”, que teve lugar no Auditório Soares Barata do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

21.09 Encerramento das candidaturas para a 1ª Fase do VIII Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político.

03.09 Abertura das candidaturas para a 1ª Fase do VIII Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político.

JULHO

04.07 Lançamento da XIV Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “Portugal de Janela Aberta”.

JUNHO

29.06 Disponibilização do e-Working Paper #81 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Helena Tojo e Margarida Pereira, com o tema “Campo de concentração: a instituição total de um regime totalitário“.

12.06 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, como convidada do 3 às 10 da RTP3, bem como da Antena 1, para comentar a Cimeira entre os EUA e a Coreia do Norte.

MAIO

17.05 Início da 4ª edição da Spring Research School, seminário de internacionalização do ensino Observatório Político em parceria com a Sam Nunn School of International Affairs GATECH, que decorreu nos dias 17,18 e 21 de maio.

14.05 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, como convidada do 3 às 11 da RTP3 para comentar a inauguração da embaixada dos EUA em Jerusalém.

ABRIL

24.04 Início da 3ª Fase do VII Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político.

18.04-20.04 Participação no IX Congresso da APCP – Associação Portuguesa de Ciência Política, entre os dias 18 e 20 de abril, na Universidade do Minho. Em representação do Observatório Político estiveram presentes a Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, e as investigadoras associadas Cristiana Oliveira e Patrícia Tomás.

15.04 Lançamento da XIII Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “Transparência e Democracia”.

MARÇO

31.03 Encerramento das candidaturas para a 3ª Fase do VII Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

23.03 Disponibilização do e-Working Paper #80 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Carlos Alves, com o tema “Meritocracia, apenas o menor dos males?“.

18.03 Abertura das candidaturas da 3ª Fase do VII Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político.

FEVEREIRO

20.02 Disponibilização do e-Working Paper #79 da autoria do Membro Associado Teresa Bandeira de Carvalho sobre o tema “Portugal isn’t a small country: The construction of colonial memory under Salazar’s Estado Novo”.

07.02 Presença do Observatório Político no programa “Fronteiras XXI” da Fundação Francisco Manuel dos Santos transmitido em direto na RTP3 sob o tema “Guerra em Lume Brando?”.

JANEIRO

31.01 Fim do Call for Papers para a Revista Portuguesa de Ciência Política 10 e 11 | 2018.

18.01 Presença da Coordenadora do Observatório Político, a Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento na sessão de apresentação do livro “Qualidade da democracia em Portugal” da autoria da Professora Doutora Conceição Pequito Teixeira, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

10.01 Disponibilização do e-Working Paper #78 da autoria do Membro Associado Marta Ramos sobre o tema “Cáucaso, Cáspio e Política Internacional: Um Análise do Conflito de Nagorno-Karabakh”.

08.01 Início da 2ª Fase do VII Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político.

2017

DEZEMBRO

30.12 Participação da Investigadora Associada e Correspondente em Paris do Observatório Político, Mestre Patrícia Oliveira, como convidada da RFI – Rádio França Internacional, para realizar um balanço internacional do ano de 2017.

29.12 Encerramento das candidaturas para a 2ª Fase do VII Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

21.12 Lançamento da XII Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “A investigação ao serviço da sapiência”.

13.12 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Diogo Noivo, na “Revista Mundo – 2017 em debate” organizado pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais (NERI) do ISCSP-ULisboa.

12.12 Disponibilização do e-Working Paper #77 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Orlando Coutinho, sobre o tema “Europeísmo e ‘soberania complexa’: uma abordagem sintética a partir do pensamento de Peter Sloterdijk”.

11.12 Organização e participação da Investigadora Doutorada do Observatório Político, Professora Doutora Sandra Balão, na 5.ª edição da Lisbon International Artic Workshop and Conference realizada no ISCSP-ULisboa.

07.12 Abertura das candidaturas para a 2ª fase do VII Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político.

NOVEMBRO

17.11 Disponibilização do e-Working Paper #76 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Hugo Ferrinho Lopes, sobre o tema “Salazarismo: autoritarismo ou fascismo? A união nacional em perspetiva organizacional e comparativa”.

15.11 Participação da Coordenadora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, como convidada da Edição da Noite da SIC Notícias, para analisar um caso da atualidade.

OUTUBRO

20.10 Disponibilização do e-Working Paper #75 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Carlos Alves, sobre o tema “Educação: a Ágora ou Wall Street? – uma falsa questão”.

12.10 Abertura do Call for Papers para os números 10 e 11 da Revista Portuguesa de Ciência Política.

SETEMBRO

25.09 Disponibilização do e-Working Paper #74 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Duarte Carrasquinho, sobre o tema “A luta armada revolucionária em Portugal: uma história ao LUAR”.

20.09 Encerramento das candidaturas para a 1ª Fase do VII Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

01.09 Abertura das candidaturas para a 1ª Fase do VII Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

01.09 Encerramento do Call for Papers para os números 9 e 10 da Revista Portuguesa de Ciência Política | Portuguese Journal of Political Science.

JULHO

30.07 Lançamento da XI Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “Um mar de palavras com margens políticas”.

03.07 Disponibilização do e-Working Paper #73 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Tiago Rego Ramalho, sobre o tema “Uma Visão Sistémica da Sociedade e dos Partidos Políticos: Robert Michels e o Oligárquico-Elitismo”.

JUNHO

09.06 Participação da Coordenadora do Observatório Político do ISCSP-ULisboa, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, no programa “Ponto de Partida” da Antena 1.

01.06 Disponibilização do e-Working Paper #72 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Fátima Lampreia Carvalho, sobre o tema “Política como a construção do povo versus o fenómeno das multidões como a morte da política”.

MAIO

18.05 Assinatura do protocolo de cooperação específico com a Bloom Consulting Portugal, BUYIN.PT e Invest Lisboa.

03.05 Disponibilização do e-Working Paper #71 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Cristiana Oliveira, sobre o tema “Nation Branding: O poder das ideias nas relações internacionais contemporâneas”.

ABRIL

09.04 Abertura do Call for Papers para os números 9 e 10 da Revista Portuguesa de Ciência Política.

07.04 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, no Jornal 2 da RTP2, para comentar a intervenção militar dos EUA na Síria.

04.04 Disponibilização do e-Working Paper #70 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Maria Ejarque Albuquerque, sobre o tema “Mali peace process. Constitutional implications of the Algiers peace process agreement”.

MARÇO

30.03 Encerramento das candidaturas para a 3ª Fase do VI Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

22.03 Lançamento da X Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema  ”Desumanidade XXI”.

10.03 Abertura das candidaturas para a 3ª Fase do VI Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

09.03 Disponibilização do e-Working Paper #69 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Marina Finger, com o tema ”A liderança e o gênero na media política brasileira: Dilma Rousseff e as eleições de 2014″.

06.03 Participação do Investigador Associado, Mestre Ricardo Cabral Fernandes, como um dos oradores convidados da Palestra “A Crise dos Refugiados”, organizada pelo Grupo de Ação Social do Instituto Superior Técnico (GASIST), e da qual o Observatório Político foi instituição associada.

FEVEREIRO

02.02/03.02 Participação no Congresso Internacional do ISPP – International Society of Political Psychology, com o tema “Liderança e Tomada de Decisão das Elites”, ocorreu na Fundação Calouste Gulbenkian e na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O Observatório Politico como Instituição Associada, foi representado na Conferência Plenária “Psicologia do Voto” com a participação da Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento no dia 2 de fevereiro. No dia 3 de fevereiro, participaram os investigadores Mestre Alexandra Martins, Mestre Cristiana Oliveira, Mestre Patrícia Tomás e Doutor Samuel Paiva Pires no Laboratório III “Investigação em Estudos Políticos”.

01.02 Disponibilização do e-Working Paper #68 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Jorge Botelho Moniz, com o tema “O estudo dos assuntos religiosos pela ciência política: análise dos conteúdos das revistas de ciência política europeias entre 2010-2015”.

JANEIRO

10.01 Participação do Investigador Doutorado e membro do conselho científico do Observatório Político, Professor Catedrático José Adelino Maltez, na TVI 24, para comentar o falecimento do Ex-Presidente da República e Ex-Primeiro Ministro, Mário Soares.

09.01 Apresentação do livro “Liberdade, Pátria, Honra”, da autoria do Investigador Doutorado e membro do conselho científico do Observatório Político, Professor Catedrático José Adelino Maltez, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

03.01 Disponibilização do e-Working Paper #67 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Alberto Cunha, com o tema “Paving the New Silk Road: The evolution of the Sino-German strategic partnership”.

2016

DEZEMBRO

22.12 Lançamento da IX Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema  ”A incerteza da nova ordem mundial”.

15.12 Encerramento das candidaturas para a 2ª Fase do VI Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

02.12 Realização da Assembleia Geral anual do Observatório Político.

02.12 Disponibilização do e-Working Paper #66 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Orlando Coutinho, com o tema “Representação Política e Democracia: uma análise do panorama político contemporâneo a partir de Hanna Pitkin”.

NOVEMBRO

30.11 Abertura das candidaturas para a 2ª Fase do VI Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

26.11 Participação do Investigador Doutorado e membro do conselho científico do Observatório Político, Professor Catedrático José Adelino Maltez ,na SIC Notícias, para comentar o falecimento do líder cubano, Fidel Castro.

17.11 Lançamento da VIII Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “Crise, Segurança e Ambiente”.

15.11 Distribuição da Revista Portuguesa de Ciência Política 2016 | número 6.

02.11 Disponibilização do e-Working Paper #65 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, José Pedro Almeida, com o tema “A evolução do direito de sufrágio na história constitucional portuguesa”.

02.11 O Observatório Político organizou uma sessão de investigação intitulada “Na Pátria dos Ancestrais: O Imperador D. Pedro II em Portugal (1871-1872)”, realizada pela Professora Doutora Lucia Paschoal Guimarães (UERJ-Brasil), membro do conselho científico internacional do Observatório Político/ ISCSP-ULisboa.

OUTUBRO

07.10 Disponibilização do e-Working Paper #64 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Patrícia Tomás, com o tema “As motivações que levam os jovens a aderir aos partidos políticos em Portugal”.

07.10 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre José Miguel Bettencourt, no Bom Dia Portugal da RTP 1, para comentar a eleição do novo Secretário-geral da ONU.

SETEMBRO

20.09 Encerramento das candidaturas para a 1ª Fase do VI Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

15.09 Disponibilização do e-Working Paper #63 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Emmanuel Cortês, com o tema “Porquê o conflito armado em Moçambique? Enquadramento teórico, dominância e dinâmica de recrutamento nos partidos da oposição”.

15.09 Encerramento do Call for Papers para o nº 7 da Revista Portuguesa de Ciência Política | Portuguese Journal of Political Science.

08.09 Abertura das candidaturas para a 1ª Fase do VI Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

AGOSTO

30.08 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardes, na RTP 3, para comentar o processo de destituição presidencial no Brasil.

JULHO

16.07 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, no Jornal das 12 da RTP 3, a propósito da tentativa de golpe de Estado na Turquia.

JUNHO

24.06 Disponibilização do e-Working Paper #62 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, João Sampaio, com o tema “A Evolução dos Conflitos e da Ordem Mundial num Mundo Multipolar”.

MAIO

25.05 Disponibilização do e-Working Paper #61 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Verónica Ferreira, com o tema “Representações mediáticas da ‘noite que mudou a Alemanha’: A violência sexual como veículo de Islamofobia?”.

17.05 Início da Spring Research School, seminário de internacionalização do ensino Observatório Político em parceria com a Sam Nunn School of International Affairs GATECH, que decorreu nos dias 17,18 e 20 de maio.

ABRIL

20.04 Abertura do Call for Papers para o nº7 da Revista Portuguesa de Ciência Política.

16.04 Parceria Institucional do Observatório Político com o Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais 2016 (Universidade de Coimbra).

13.04 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Patrícia Oliveira, no Fórum de Empregabilidade do ISCTE-IUL, em conversa sobre “o que esperam as organizações de um recém-graduado”.

01.04 Disponibilização do e-Working Paper #60 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Ana Campina, com o tema “(E/I)migrantes e retornados em Portugal: Direitos Humanos, Geopolítica e os Fluxos Migratórios (Do Estado Novo à Democracia)”.

MARÇO

18.03 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Patrícia Oliveira, no Jornal das 18/20 da RTP 3, para comentar a cooperação europeia contra o terrorismo.

18.03 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardes, na RTP 3, para comentar a crise política brasileira.

10.03 Participação no evento organizado pelo Núcleo de Ciência Política do ISCSP-ULisboa “À conversa sobre o Presente e o Futuro da Ciência Política” dos Investigadores Doutorados do Observatório Político, Professor Doutor José Adelino Maltez, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, Professor Doutor Marco Lisi e, como moderador, Professor Doutor Pedro Fonseca.

10.03 Participação no VIII Congresso da APCP – Associação Portuguesa de Ciência Política, entre os dias 10 e 12 de março, na FCSH – Universidade Nova de Lisboa. Em representação do Observatório Político participaram os membros e investigadores  Doutor Luís Elias no painel “Segurança Interna: desafios conceptuais e políticos”; Professor Doutor José Fontes, Mestre Eduardo Pereira Correia e Mestre Raquel Duque no painel “Segurança e Defesa – Contexto, ameaças e políticas públicas”.

07.03 Disponibilização do e-Working Paper #59 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Hugo Ferrinho Lopes, com o tema “Os conceitos de Liberdade e Segurança em Thomas Hobbes: conjunção ou disjunção?”.

FEVEREIRO

12.02 Participação nas TEDxTalks do membro do conselho científico internacional do Observatório Político, Kirk Bowman (GATECH, Georgia, USA), a propósito da sua colaboração no projeto Miratus – Rise Up&Care, Brasil – “The World doesn’t need another new non-profit“.

11.02 Lançamento da Revista Portuguesa de Ciência Política 2015 | número 5.

JANEIRO

25.01 Encerramento das candidaturas para a 2ª Fase do V Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

18.01 7ª edição da Escola de Inverno (18-22 Jan.), seminário de internacionalização do ensino, organizado pelo Observatório Político em parceria com Sciences Po – Campus de Poitiers, subordinada ao tema “Regards Atlantiques sur le Monde Contemporain”.

12.01 Abertura das candidaturas para a 2ª Fase do V Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

2015

DEZEMBRO

31.12 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Alain Montalvão Lantoine, no Jornal 24 Horas da RTP 3, para comentar as medidas de segurança e combate ao terrorismo nas comemorações da passagem de ano.

16.12 Disponibilização do e-Working Paper #58 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Ana Rita Dias, com o tema “Nacionalismo e desafios contemporâneos”.

15.12 Lançamento do livro “Segurança Energética e Segurança Climática: Dois Mundos em Colisão”, da autoria do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Doutor Pedro Fonseca e apresentado pelo Engenheiro Jorge Moreira da Silva.

09.12 Participação do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Eduardo Pereira Correia, como moderador convidado da conferência “Novas estratégias para a prevenção da violência na América Latina” – evento promovido pela Casa da América Latina e Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, parceiros institucionais do Observatório Político.

NOVEMBRO

26.11 Lançamento do livro “A Estratégia Nuclear Norte-Americana: evolução e tendência”, da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Adérito Vicente.

07.11 Organização pelo Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Carlos Alves, do colóquio “A Democracia Portuguesa durante a Crise. A visão da sociedade civil”.

OUTUBRO

30.10 Disponibilização do e-Working Paper #57 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Tiago Rego Ramalho, com o tema “Pólis, Participação Política e as Mulheres: John Stuart Mill”.

SETEMBRO

30.09 Disponibilização do e-Working Paper #56 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Ricky Apolo, com o tema “Os desafios da segurança comunitária africana”.

25.09 Encerramento das candidaturas para a 1ª Fase do V Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

15.09 Abertura das candidaturas para a 1ª Fase do V Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

10.09 Lançamento da Revista Portuguesa de Ciência Política 2014 | número 4.

AGOSTO

21.08 Participação do Membro Associado do Observatório Político, Doutor Ricardo Cabral Fernandes, no Jornal 2 da RTP 2, para comentar o cenário de eleições antecipadas na Grécia.

16.08 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardes, no Jornal 2 da RTP 2, para comentar as recentes dinâmicas políticas e sociais no Brasil.

JULHO

27.07 Disponibilização do e-Working Paper #55 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Joana Lemos Silva, com o tema “O retorno da Aliança Celestial: interdependência económica e a questão energética”.

21.07 Participação do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira, no Jornal 2 da RTP 2, para comentar a reabertura da Embaixada dos EUA em Cuba.

09.07  Summer Lecture com o tema “A importância dos contributos da teoria clássica das elites e a sua aplicabilidade no séc.XXI”, pela Investigadora Doutorada do Observatório Político, Professora Doutora Sandra Balão.

08.07 Lançamento da VII Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “Quo vadis Europa”.

01.07 Acolhimento de dois estágios académicos curriculares de Verão (a decorrer durante o mês de julho).

JUNHO

30.06 Disponibilização do e-Working Paper #54 do Membro Associado do Observatório Político, Doutor Rodrigo Oliveira, intitulado “Comunicação, Opinião Pública e Formação de Preferências Eleitorais”.

07.06 Conclusão do projeto Espólio e Arquivo Tito de Morais, uma parceria entre o Observatório Político e a Associação Manuel Tito de Morais.

03-04.06 Teve lugar o III Seminário OP/ISCPSI “Liberdade e Segurança”.

01.06 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardesno programa “Acerto de Contas” do Económico TV, sobre as eleições regionais e municipais em Espanha. 

MAIO

30.05 Disponibilização do e-Working Paper #53 do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Doutor João Catarino, intitulado “Competitividade fiscal em economia aberta”.

23.05 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Patrícia Oliveira, no Jornal 2 da RTP 2, para comentar a Agenda Europeia da Migração.

19-22.05 O Observatório Político foi convidado participante nas Conferências do Estoril | Desafios Globais, Respostas Locais (6 membros representantes).

19.05 A Diretora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, esteve no programa Opinião Pública da SIC Notícias, a comentar a violência no desporto.

11.05 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, no Jornal 2 da RTP2, para comentar as propostas da Comissão Europeia para a crise da imigração no Mediterrâneo.

08.05 A Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, foi a conferencista convidada na sessão pública do Mestrado em Liderança – Pessoas e Organizações. Comunicação subordinada ao tema “A importância da Comunicação Estratégica”.

ABRIL

27.04 Início do Curso de Formação Avançada “O Poder das Ideias”.

22.04 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardes, no programa Assembleia Geral da Económico TV, para discutir as propostas e previsões do Partido Socialista.

16-17.04  O Observatório Político esteve presente no IV Encontro Estratégico América Latina-Europa-África, organizado pelo IPDAL.

12.04 O Observatório Político é parceiro no curso de Direito Humanitário organizado pelo ELSA – The European Law Student’s Association. Participam no curso a Investigadora Doutorada, Doutora Maria João Cabrita e o Membro Associado Raúl Braga Pires.

12.04 Início da 3ª Fase do IV Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político.

MARÇO

23.03 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardes, no programa diário “Assembleia Geral” do Económico TV, acerca das recentes declarações políticas do Primeiro-Ministro.

20.03 Encerramento das candidaturas para a 3ª Fase do IV Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

20.03 Abertura das inscrições para o Curso de Formação Avançada “O Poder das Ideias”, organizado pelo Observatório Político.

15.03 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardes, no Jornal 2 da RTP2, análise do protesto contra a presidência de Dilma e a corrupção no Brasil.

05.03 Abertura das candidaturas para a 3ª Fase do IV Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

05.03 Cerimónia de leitura e assinatura do protocolo de colaboração entre o Observatório Político, representado pela sua diretora, a Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, e a Universidade Aberta, representada pelo seu Magnífico Reitor, Professor Catedrático Paulo Sousa Dias.

FEVEREIRO

28.02 Encerramento do Call for Papers para a Revista Portuguesa de Ciência Política (RPCP).

22.02 Participação do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Manuel Filipe Canaveira, no Jornal 2 da RTP2, análise do futuro da Grécia.

20.02 O Observatório Político esteve presente na sessão de abertura do “Curso de Pós-Graduação em Integração Euro-Afro-Americana”, organizado pela Universidade Lusíada de Lisboa, do qual o Observatório Político é parceiro.

14.02 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, no Jornal 2 da RTP2, análise do Atentado na Dinamarca.

13.02 Publicação do e-Working Paper #52 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Ricardo Cabral Fernandes, sobre o tema “A Crise e o Romper do Rotativismo: O Caso do Syriza na Grécia”.

09.02 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardes na Assembleia Geral da Económico TV, análise da politização dos lugares de topo no setor público.

07.02 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Alain Montalvão Lantoine, no Jornal 2 da RTP2, análise da situação na Ucrânia e as tensões entre a Rússia e a Europa.

03.02 Abertura do Call for Papers para a Revista Portuguesa de Ciência Política.

JANEIRO

30.01 A página do Facebook do Observatório Político alcança os 4000 fãs.

30.01 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, no Conselho Consultivo da Económico TV, análise das eleições gregas e vitória do SYRIZA.

29.01 Publicação do e-Working Paper #51 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Mariana Carmo Duarte, sobre o tema “Cultura, Pluralidade e Democracia”.

27.01 Sessão de Encerramento do Curso “Comunicação Crise e Segurança”.

26.01 Abertura Cours Séminaire OP/ Science Po, subordinado ao tema, Relações Internacionais, Segurança e Mundialização (RISM); organizado pelo Observatório Politico em parceria com Science Po – Campus de Poitiers.

19.01 Lançamento da VI Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “A crise e as ciências sociais”.

2014

DEZEMBRO

29.12 Publicação do e-Working Paper #50 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Catarina Sampaio Rolim, sobre o tema “Divulgando a Cultura do Observatório Político: Os Cursos”.

26.12 Participação do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira, no Jornal 2 da RTP2, análise da nova doutrina militar da Rússia para a NATO.

15.12 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Patrícia Oliveira, no Jornal 2 da RTP2, comentários ao sequestro em Sidney.

03.12 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Alain Montalvão Lantoine, no evento NOVA Debate: “Estado Islâmico. Desvios discursivos, migrações forçadas e consequências regionais”.

01.12 Abertura das candidaturas para a 2ª Fase do IV Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

NOVEMBRO

28.11 Participação dos Investigadores do Observatório Político Doutor Vitor Ramon-Fernandes, Mestre Alain Montalvão Lantoine e o Mestre Adérito Vicente, bem como o estagiário académico Doutor Ricardo Fernandes no evento PORTUGAL-MUN na Universidade Lusíada de Lisboa.

26.11 Publicação do e-Working Paper #49 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Mestre João Carlos Bandeira, sobre o tema “Diferendo Internacional: Dodko ou Takeshima”.

23.11 Participação do Investigador Associado do Observatório Política, Mestre Bruno Gonçalves Bernardes, no Jornal 2 da RTP2.

22.11 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Eduardo Pereira Correia, no Jornal das 19 da RTP Informação, análise da detenção do José Sócrates.

21.11 Estabelecimento de uma parceria com a MoviJovem proporcionando aos Associados do Observatório Político a oferta do Cartão Pousadas de Juventude Individual, um desconto de 20% nas reservas de Salas de Reunião na Rede Continental das Pousadas de Juventude e um desconto de 10% sobre o custo de cada Cartão Jovem EYC.

18.11 Início do Curso de Formação Avançada “Comunicação, Crise e Segurança”.

13.11 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Ana Filipa Guardião, no programa Comissão Executiva do Económico TV, análise da situação política em Espanha.

11.11 Publicação do e-Working Paper #48 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre André Saramago, sobre o tema “The Colonization of Critique: Habermas Over-Reliance on Systems Theory and Its Implications for Critical Theory”.

06.11 Apresentação do livro A Caminho da República – Imagens que mudaram a face da opinião pública portuguesa, da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Jorge Botelho Moniz na FCSH-UNL. A obra foi apresentada pelo Investigador Doutorado Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira e pelo autor.

OUTUBRO

21.10 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Gonçalves Bernardes, no Jornal 24 Horas da RTP Informação, análise do resultado das eleições presidenciais brasileiras.

21.10 Participação do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira, no Jornal 2 da RTP2, análise dos mandatos de Durão Barroso na Comissão Europeia.

19.10 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Alain Montalvão Lantoine, no Jornal 2 da RTP2, análise sobre as manifestações em Hong Kong.

16.10 Conferência Internacional Plunging Into Turmoil: Social Sciences and the Crisis, organizada pelo Observatório Político em parceria com o CAPP/ISCSP-UL, que contou com a presença do Professor Andrew Linklater.

11.10 Abertura das inscrições para o Curso de Formação Avançada em Comunicação, Crise e Segurança, organizado pelo Observatório Político.

09.10 Distribuição da Revista Portuguesa de Ciência Política 2013 | número 3.

08.10 Entrada dos novos estagiários da primeira fase do IV Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

04.10 Abertura das inscrições para a conferência Plunging Into Turmoil: Social Sciences and the Crisis, organizada pelo Observatório Político.

03.10 Abertura do Call for Papers da Revista Portuguesa de Ciência Política (RPCP).

03.10 Participação do Investigador Associado, Mestre Bruno Gonçalves Bernardes, no Grande Jornal da RTP. Informação a propósito das eleições presidenciais brasileiras.

03.10 Participação do Investigador Associado, Mestre Bruno Gonçalves Bernardes, no noticiário das 12h da Rádio TSF: análise das eleições presidenciais brasileiras.

02.10 Conclusão do projeto “Espólio e Arquivo Manuel Tito de Morais”.

01.10 Apresentação da nova obra da Coleção de Estudos Políticos do Observatório Político: Portugal e as Organizações Internacionais – Comportamentos, Mensagens e Impactos.

SETEMBRO

26.09 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Gonçalves Bernardes, na Edição das 12 do canal Económico TV, análise sobre o caso Tecnoforma e as primárias do Partido Socialista.

17.09 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, no programa Comissão Executiva do Económico TV, análise do referendo para a independência da Escócia.

15.09 A Diretora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, é nomeada responsável pela organização do XXIV Encontro da AULP, a ter lugar em Macau, de 17 a 19 de setembro, pelo Presidente do Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa.

14.09 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Alain Montalvão Lantoine, no Jornal 2 da RTP2, análise da terceira decapitação levada a cabo pelo auto-proclamado Estado Islâmico. Foi também entrevistado sobre o mesmo tema na Antena 1.

11.09 Participação do Observatório Político no XVII Congresso Internacional da AHILA representado pela Diretora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, a Professora Doutora Lúcia Maria Paschoal de Guimarães, membro do conselho científico internacional, o Investigador Doutorado, Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira e a Investigadora Associada, Mestre Ana Filipa Guardião.

10.09 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Gonçalves Bernardes, no programa Assembleia Geral do Económico TV, análise do debate das primárias do PS entre Costa e Seguro.

04.09 Abertura da IV edição do Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político para jovens estudantes e recém-licenciados a decorrer de outubro de 2014 a janeiro de 2015.

02.09 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, no programa Comissão Executiva do Económico TV, comentários sobre a nova Comissão Europeia e Conselho Europeu.

01.09 Publicação do e-Working Paper #47 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Filipa Brandão, sobre o tema “The Urban Milieu and Its Slaying”.

AGOSTO

22.08 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Alain Montalvão Lantoine, no Jornal 2 da RTP 2, comentários sobre o corredor de ajuda humanitária russa à província de Luganks, Ucrânia.

15.08 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardes, no programa Conselho Consultivo do Económico TV, comentários acerca da decisão do Tribunal Constitucional.

01.08 Participação do Professor Doutor José Fontes, Presidente da Assembleia-Geral do Observatório Político, no programa da TVI24, Discurso Direito.

JULHO

28.07 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Alain Montalvão Lantoine no Jornal das 19h da RTP Informação, comentários acerca da evolução do conflito em Gaza.

24.07 A Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, diretora do Observatório Político, é eleita membro da direção do RC 15 Political and Cultural Geography da IPSA.

20.07 Participação do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Alain Montalvão Lantoine, no Jornal 2 da RTP2, comentários sobre o conflito na Faixa de Gaza.

19-24.07 Participação do Observatório Político no IPSA – XXIII Congresso Mundial da Associação Internacional de Ciência Política, no Montréal, Québec, Canadá.

17.07 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Patrícia Oliveira no programa 24 Horas da RTP Informação, comentários sobre a queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia e a ofensiva israelita na Faixa de Gaza.

17.07 Participação do Investigador Associado Mestre Alain Montalvão Lantoine no Jornal das 19 da RTP Informação a propósito da queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia.

JUNHO

26.06 Publicação do e-Working Paper #46 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Camila Rodrigues, sobre o tema “Participação e Qualidade da Democracia no Portugal Democrático: O Caso do Realojamento no Bairro de Santo António, em Camarate”.

11.06 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Patrícia Oliveira no Jornal 2 na RTP2, a comentar a atuação da Al Qaeda no Iraque.

05-06.06 Presença do Observatório Político enquanto coorganizador do Colóquio Internacional-Direitos Humanos e Democracia, na Universidade Aberta, em Lisboa.

03.06 Publicação do e-Working Paper #45 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Víctor Correia, sobre o tema “A Dicotomia Público-Privado”.

MAIO

27.05 Abertura das candidaturas para Call for Papers para participar na conferência “Pluning Into Thurmoil –Social Sience and the Crisis” que contará com a presença do Professor Andrew Linklater.

15, 19-20.05 Início do Spring Research School, o programa de intercâmbio do Observatório Político com a Sam Nunn School of International Affairs – Georgia, USA.

13.05 Abertura de candidatura para o programa de estágios arquivistas.
Apresentação da Obra O Direito Quotidiano Estável – Uma Questão de Direitos Humanos, da autoria do Investigador Doutorado, Professor Doutor José Fontes, realizada na Fundação Mário Soares em Lisboa.

09.05 Estabelecimento de parceria entre Observatório Politico e Oxford School Instituto de Línguas.

09.05 Publicação do e-Working Paper #44 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Paulo Cunha Dinis, subordinado ao tema “Geórgia e Ucrânia unidos pelo passado Soviético e o Secessionismo Interno”.

08.05 Abertura do Call for Papers para a participação na conferência, Plunging Into Turmoil – Social Sciences and the Crisis.

04.05 Abertura das inscrições para o Curso de Formação Avançada de Democracia e Gestão Autárquica.

ABRIL

30.04 Lançamento da V Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “Primaveras Políticas”.

29.04 Apresentação da obra O Direito Quotidiano Estável – Os Direitos Humanos, da autoria do Presidente da Assembleia Geral do Observatório Politico, Professor Doutor José Fontes no CACE – Centro Cultura do Porto.

23.04 Publicação do e-Working Paper #43 da autoria do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Doutor António Horta Fernandes, sobre o tema “Conceito Estratégico de Segurança e Defesa Nacional (CEDN) ou Conceito Estratégico de Segurança Nacional (CESN)? Um falso dilema.”.

21.04 Encerramento do Cours Séminaire OP/ Science Po, subordinado ao tema, Relações Internacionais, Segurança e Mundialização (RISM); organizado pelo Observatório Político em parceria com Science Po – Campus de Poitiers.

16.04 Participação na feira do livro da APCP no âmbito do VII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política: Contextos e Fórmulas, decorrido na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

15.04 Entrada de novos Estagiários no Observatório Politico, ao abrigo da III edição de Programa de estágios curriculares e académicos no Observatório Político.

10.04 Estabelecimento de parceria assinada entre Observatório Político e o Teatro Bocage.

09.04 Publicação do e-Working Paper #42 da autoria do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Doutor Vitor Ramon, com o tema: “Raymond Aron: um construtivista ‘avant la lettre’?”.

07-08.04 Participação do Observatório Político no III Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África”, organizado pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL).

07.04 Participação da Investigadora Associada, Mestre Patrícia Oliveira numa entrevista ao Jornal 2 da RTP2, tendo abordado a situação na Ucrânia.

MARÇO

31.03 Estabelecimento de parceria ente o Observatório Político e ISCTE – IUL, para a apresentação do Observatório Político e das suas atividades a alunos do Ensino Secundário.
Estabelecimento de parceria entre o Observatório Político e Alliance Française.
Estabelecimento da Parceria entre o Observatório Politico e Centro Europeu de Línguas.

24.03 Publicação do e-Working Paper #41 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Carlos M. J. Alves, com o tema: “O envolvimento democrático de movimentos sociais”.

12.03 Entrevista ao Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira, no Jornal das 19 da RTP Informação, a propósito dos acontecimentos da Crimeia.

10.03 Apresentação da obra de Coleção de Estudos Políticos do Observatório Político, Utopia Realista, da Autoria da Professora Doutora Maria João Cabrita.

04-05.03 Participação do Observatório Político no Colóquio ‘Shattering Iberia – Cultural Responses to an Ongoing Crisis’, organizado pelo Department of Spanish and Portuguese da Universidade da Califórnia, Berkeley.

04.03 Publicação do e-Working Paper #38, da autoria dos estagiários académicos do Observatório Político, Pedro Sobral e Rui Coelho com o tema: “POLITIPÉDIA – Reportório Português de Ciência Politica”.

FEVEREIRO

28.02 Abertura da III edição do Programa de estágios curriculares e académicos para jovens recém-licenciados a decorrer de abril a junho de 2014.

12.02 Entrevista à Investigadora Associada do Observatório Politico, Mestre Patrícia Oliveira no Jornal das 19h da RTP Informação.

04.02 Publicação do e-Working Paper #39 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Marta Ceia, com o tema: “A Comunicação Estratégica da NATO”.

JANEIRO

30.01 Apresentação da obra A Biografia e o Poder: Carreira Política no Parlamento Português, da autoria do Investigador Associado Mestre Bruno Bernardes.

22.01 Lançamento da IV Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “Observar Portugal”.

22.01 Início do Curso de Formação Avançada em Diplomacia na América Latina – 2ª Edição (programa renovado), organizado pelo Observatório Político com o apoio, enquanto entidade de acolhimento da Universidade Lusíada de Lisboa. Este curso conta, também, com a parceria institucional do IPDAL – Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina e da Casa da América Latina.

21.01 Abertura Cours Séminaire OP/ Science Po, subordinado ao tema, Relações Internacionais, Segurança e Mundialização (RISM); organizado pelo Observatório Politico em parceria com Science Po – Campus de Poitiers.

13-17.01 5ª Edição da Escola de Outono/Inverno.

10.01 Lançamento do livro “Entre África e a Europa: Nação, Estado e Democracia em Cabo Verde”, organizado pela Diretora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento e pelo Investigador Associado, Mestre Suzano Costa. Apresentação do Professor Doutor Adriano Moreira e do Professor Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto.

03.01 Inicio da 2ª Fase do III Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político (Selecionada uma candidatura para Estágio Curricular e três para Estágio Académico).

2013

DEZEMBRO

30.12 Publicação do e-Working Paper #38 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Alexandra Martins, sobre o tema “A Figura do Herói na Política – Poder e Influência”.

23.12 Seleção de Candidaturas para a 2ª Fase do III Programa de Estágios Académicos e Curriculares do Observatório Político.

20.12 “Uma cidade e um furacão: New Orleans e Katrina”, aula aberta ministrada pelo Professor Doutor Kevin V. Mulcahy, Membro do Conselho Consultivo Internacional do Observatório Político, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL.

19.12 Assembleia Geral do Observatório Político. Relatórios de Contas e de Atividades de 2012 aprovados por unanimidade.

04.12 Lançamento da Revista Portuguesa de Ciência Política 2012 | número 2.

NOVEMBRO

29.11 O Observatório Político, em parceria com o Centro Português de Geopolítica e com o Observatório de Comércio e Relações Internacionais, faz-se representar no Seminário “Portugal e Geopolítica: elementos de estudo”,no ISCIA (Aveiro), através da presença da sua Diretora, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento e pelo Investigador Associado, Mestre Alain Montalvão Lantoine.

26.11 O Observatório Político, em parceria com a Quidgest – Software de gestão promove a abertura de candidaturas para o Prémio Decidir Melhor – Prémio para as melhores obras sobre o modelo de decisão.

25.11 Abertura das candidaturas à 2ª Fase do III Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político, a decorrer entre janeiro e março de 2014.

21-22.11 Conferência Comemorativa dos 500 Anos de “O Príncipe” de Maquiavel, Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa.

16.11 Participação do Observatório Político, enquanto parceiro institucional, no 1º Congresso da Sociedade Civil - A Voz dos Cidadãos, ISCTE-IUL. Em representação do Observatório Político estiveram presentes os Investigadores Associados,  Mestre Patrícia Oliveira,  Mestre Suzano Costa e  Mestre Bruno Gonçalves Bernardes.

15.11 Publicação do e-Working Paper #37 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Alain Montalvão Lantoine, com o tema “Gestão Fronteiriça e Políticas de Migração e Asilo da União Europeia no Pós Primavera Árabe: o Risco de um Double Shifting Out”.

04.11 Lançamento da obra da Coleção de Estudos Políticos do Observatório Político, Orçamento Participativo – Leituras Comparadas entre Brasil e Portugal, da autoria da Investigadora Doutorada do Observatório Político, Doutora Marta Nunes da Costa e dos Investigadores Angela de C. Correia Gomes e Rui Pereira Gomes.

OUTUBRO

31.10 Publicação do e-Working Paper #36 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, José Campino, sobre o tema “Sistema Político Chinês: um regime pós-totalitário”.

31.10 Apresentação do Livro “Cultura Política e Práticas de Cultura”, organizado e coordenado pelo Investigador Associado Carlos Vargas, no âmbito do Festival DocLisboa’13, que se realizou no Espaço Apordoc, Palácio Galveias.

30.10 Publicação do e-Working Paper #35 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Catarina Gama, com o tema “Língua Portuguesa: olhares em perspetiva”.

28.10 Início do Curso de Formação Avançada em Crise e Segurança, com parceria institucional do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI).

24-26.10 Participação do Observatório Político na 39th International Conference on Social Theory, Politics and Arts (STPA), em Seattle. A representação do Observatório Político esteve a cargo da sua Diretora, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento e dos Investigadores Associados, Mestre Ana Filipa Guardião, Mestre Catarina Gama, Mestre Patrícia Oliveira e Investigador Associado Carlos Vargas.

24.10 A página de Facebook do Observatório Político atingiu os 3000 fãs.

16.10 Sessão de Encerramento do Curso Intensivo de Introdução à Ciência Política.

16.10 Participação do Investigador Correspondente do Observatório Político, Dr. Raúl Braga Pires, nas “Escolhas Online” da Edição da Manhã da SIC Notícias.

10.10 Assinatura do Protocolo de cooperação com a QUIDGEST – Software de Gestão.

08.10 Thematic Breakfast, promovido pela Embaixada do Canadá em Lisboa, que contou com a presença da Diretora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, e do Investigador Associado, Mestre Jorge Botelho Moniz.

01.10 Inicio da 1ª Fase do III Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Políticio (Selecionada uma candidatura para Estágio Curricular e três para Estágio Académico).

SETEMBRO

30.09 Publicação do e-Working Paper #34 da autoria do Investigador Doutorado do Observatório Político, Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira, sobre o tema “Grécia Moderna: o Regresso ao Tártaro?”.

27.10 Participação do Professor José Fontes, Presidente da Assembleia-Geral do Observatório Político, na TVI24, análise do último dia de campanha das Eleições Autárquicas 2013.

23.10 Assinatura do Protocolo de Cooperação com o Instituto de História Contemporânea (IHC) através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

20.09 Abertura das candidaturas à 1ª Fase do III Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

09.09 Início do Curso Intensivo de Introdução à Política.

09-11.09 XXXV Conferência Anual da Association for Contemporary Iberian Studies (ACIS), Universidade Católica, Lisboa.

AGOSTO

24.08 Assinatura do Protocolo de Cooperação com a Universidade Federal de São João Del-Rei, Brasil.

22.08 Participação da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Patrícia Oliveira, no RTP24 da RTP Informação, comentários aos alegados ataques com armas químicas na Síria.

01.08 Publicação do e-Working Paper #33 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Cristiana Silva, com o tema “Porque quer e deve o Irão ter a bomba atómica?”.

JULHO

23.07 Publicação do e-Working Paper #32 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Andreia Nunes, com o tema “Na semiperiferia do Sistema-Mundo: Portugal e a Modernização”.

19.07 Lançamento da III Newsletter OPen Arena, dedicada ao tema “Estudar Ciência Política em Portugal”.

17.07 Assinatura do Protocolo de Cooperação com o Centro Europeu de Estudos de História Constitucional (CEEHC).

JUNHO

30.06 Publicação do e-Working Paper #31 da autoria do Investigador Correspondente do Observatório Político, Raúl Braga Pires, sobre o tema “Consequências da Queda do Regime de Muammar Kadhafi”.

20.06 Publicação do e-Working Paper #30 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, João Mártires, sobre o tema “Estagiar em Ciência Política: 2 Programas, 6 Fases, 20 Estagiários”.

MAIO

29.05 Publicação do e-Working Paper #29 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Luís Sargento, sobre o tema “A Política Agrícola Comum no processo de construção europeia”.

28.05 II Seminário “O Poder Político e a Segurança”, auditório do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa, organizado pelos Investigadores Associados do Observatório Político, Mestre Raquel Duque e Mestre Eduardo Pereira Correia.

27.05  Lançamento da II Newsletter OPen Arena.

20.05 Assinatura do Protocolo de Cooperação com o IPDAL – Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina.

20.05 Início do Curso de Comunicação Política e Estratégica, com parceria institucional da SEDES – Associação Para o Desenvolvimento Económico e Social e com o apoio institucional do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação.

14.05 Publicação do e-Working Paper #28 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Cláudia Madruga, sobre o tema “A Privatização da Segurança na América Latina e o Impacto da Mesma na Democracia da Região”.

ABRIL

30.04 Publicação do e-Working Paper #27 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Luís Bernardino, sobre o tema “O Novo Paradigma da Prevenção de Conflitos em África”.

17.04 Publicação do e-Working Paper #26 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Graça Moniz, sobre o tema “A adesão da União Europeia à Convenção Europeia dos Direitos do Homem – Uma História sem Fim”.

16.04 Lançamento da 2ª Fase do Programa de Estágios no Espólio e Arquivo de Manuel Tito de Morais.

05.04 Colóquio “Vizinhos Atlânticos: Angola e Brasil”, Centro de Informação Urbana de Lisboa, com organização do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno Bernardes e dos Membros Associados Gilberto Pereira e João Gaspar.

01.04 Inicio da 3ª Fase do II Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político (Selecionadas duas candidaturas para Estágio Curricular e uma para Estágio Académico).

MARÇO

28.03 Publicação do e-Working Paper #25 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Catarina Santos, sobre o tema “O Género Como Fator Determinante do Discurso Político – Por uma Leitura Crítica”.

27.03 Seleção dos candidatos à 3ª Fase do II Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

27.03 Academia ISCTE-IUL. Colaboração para mini-estágios e formação intensiva de preparação para a entrada no ensino universitário.

15.03 Apoio institucional na iniciativa Audax – Centro de Empreendedorismo do ISCTE, 2ª edição do programa de formação avançada em Empreendedorismo Cultural e Indústrias Criativas – ADN Criativo.

13.03 Disponibilização do e-Working Paper #24 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Liliana de Almeida, sobre o tema “A Cidadania e o Serviço Nacional de Saúde”. 

12.03 Assinatura do Protocolo de Colaboração para Mestrado e/ou Doutoramento em Ciência Política, celebrado entre o Observatório Político e o ISCTE-IUL.

12.03 Sessão solene de abertura do Curso de Formação Avançada em Direitos Humanos: Entre Princípios e Práticas, numa parceria entre o Observatório Político e a Sociedade de Geografia de Lisboa.

05.03 Parceiro institucional na conferência internacional “Cine y Humanidades: Cine y Poder”, na Universidade de Cádiz, com a participação dos Investigadores Associados Carlos Vargas, Patrícia Oliveira e Ana Filipa Guardião.

FEVEREIRO

28.02 Publicação do e-Working Paper #23 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Diogo Paeta, sobre o tema “A Bioética Global”.

25.02 Abertura das candidaturas à 3.ª Fase do II Programa de Estágios Académicos e Curriculares no Observatório Político.

21.02 Lançamento da I Newsletter OPen Arena.

16.02 Publicação do e-Working Paper #22 da autoria do Membro Associado do Observatório Político, Gilberto Pereira, sobre “O Desenho Constitucional e a Presidencialização do Sistema de Governo”.

15.02 Assinatura do Protocolo de Cooperação com o Centro de Análise Estratégica da CPLP, sediado em Maputo. O avanço destas relações institucionais vem contribuir para o aprofundamento das relações lusófonas, no âmbito do eixo de investigação em Segurança e Estratégia do Observatório Político.

14.02 A página do Facebook do Observatório político alcança os 2000 fãs.

05.02 Divulgação dos Investigadores Correspondentes do Observatório Político.

JANEIRO

31.01 Publicação do e-Working Paper #21 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Joana Yemy Pereira, sobre o tema “A Ásia Oriental no pós-Guerra Fria: entre a rivalidade e a cooperação”.

25.01 Seminário de 1º Ciclo, RISM (Relações Internacionais, Segurança e Mundialização), no âmbito do protocolo entre o Observatório Político e Sciences Po, Campus Universitário de Poitiers.

23.01 Publicação do e-Working Paper #20 da autoria da Presidente e Investigadora Doutorada do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, sobre o tema “20 Working Papers. Investigar em Ciência Política”. 

14-18.01 4ª Edição da Escola de Outono/Inverno

04.01 Inicio da 2ª fase do II Programa de Estágios@OP para o trimestre de janeiro a março de 2013 (duas candidaturas selecionadas para Estágio Curricular e duas candidaturas para Estágio Académico).

01.01 Lançamento do Politipédia - Repertório Português de Ciência Política.

2012

DEZEMBRO

26.12 Seleção das candidaturas à 2ª Fase do II Programa de Estágios@OP (três candidaturas selecionadas); Seleção das candidaturas para o Estágio no Espólio e Arquivo Tito de Morais.

11.12 Apresentação pública do estudo “Renovação dos Espaços de Politização – Redes Sociais” – consultoria científica para a Assembleia da República.

06-07.12 Seminário “Grandes Desafios Estratégicos para Portugal: Implicações para as Forças Armadas”, Anfiteatro General Ivens Ferraz, IESM.

3.12 Sessão de encerramento do Curso de Diplomacia na América Latina, na Casa da América Latina e Lançamento do livro “Culturas Cruzadas em Português – Vol. II – Redes de Poder e Ligações Culturais (Portugal-Brasil Séc. XIX-XX)”.

NOVEMBRO

17.11 Lançamento das candidaturas ao Estágio no Espólio e Arquivo Tito Morais.

15-16.11 Colóquio sobre “O Edifício da Alegria” de Eduardo Prado Coelho. O Pensamento de Eduardo Prado Coelho. Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3).

14.11 Publicação do e-Working Paper #19 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Bruno G. Bernardes, sobre o tema “A História do Partido dos Trabalhadores: Uma Narrativa Brasileira”.

OUTUBRO

20.10 A Diretora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, foi entrevistada na RTP Informação, para comentar os recentes acontecimentos internacionais.

18-20.10 Conferência “Social Theory, Politics and the Arts Conference”, Louisiana State University.

17.10 Publicação do e-Working Paper #18 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Ana Filipa Guardião, sobre o tema “Nacionalismos de Oposição – Comunistas e Radicais de Direita no Período do Estado Novo Salazarista”.

15.10 Sessão de abertura do Curso de Diplomacia na América Latina, no CLEPUL –   Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

10.10 Lançamento do livro “Cultura Política e Práticas Culturais”.

05.10 Envio dos cartões de Associado do OP.

01.10 Publicação do e-Working Paper #17, da autoria da Investigadora Doutorada do Observatório Político, Doutora Maria João Cabrita, sobre o tema “Susan Sontag e os Direitos Humanos”.

SETEMBRO

30.09 Inauguração da exposição “Álbum de Memórias. Índia Portuguesa 1954.1962″ no Padrão dos Descobrimentos.

25.09 Seleção de candidaturas à 1ª Fase do II Programa de Estágios@OP.

25.09 OpenMorning. “Ciência Política em Portugal”, pela Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento; Paper@Lunch. “Sobre a Liberdade Religiosa dos Direitos Humanos”, apresentação pelo Mestre Jorge Botelho Moniz (speaker) e pela Doutora  Maria João Cabrita (discussant). Inserido no programa Open Day@OP; Professor Doutor José Adelino Maltez (OP), Conferência “Reflexões sobre o projeto ResPública.

25.09 Pré-lançamento interno do Politipédia.

24.09 OpenMorning. “Ciência Política e Relações Internacionais”, pelo Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira; Paper@Lunch. “Comunicação e Desafios Securitários no Mundo Contemporâneo”, apresentação por Marta Ceia (speaker) e pela Professora Doutora Sandra Balão (discussant). Inserido no programa Open Day@OP.

22.09 Comemoração do 1º Aniversário do Observatório Político – Associação de Investigação em Estudos Políticos, na sede da Av. Elias Garcia.

10.09 Publicação do e-Working Paper #16 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Paulo Barcelos, sobre o tema “A política como anamnese: história e dever de memória em Benjamin e Levinas”.

04-06.09 ACIS – XXXIV Conferência Anual da Associação de Estudos Ibéricos Contemporâneos, Londres.

AGOSTO

01.08 Aceitação de duas candidaturas espontâneas para estágios no Observatório Político.

JULHO

17.07 Conferência do Professor Kevin Mulcahy da Louisiana State University (EUA), “The Olympic Opening Ceremonies as a Cultural Policy”, na sede do Observatório Político.

12.07 Último dia do XXII Congresso Mundial de Ciência Política – IPSA, Madrid.

10.07 Publicação do e-Working Paper #15 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Suzano Costa em conjunto com Odair Varela, com o tema “(Des)Construindo o Discurso Legitimador da CPLP: Comunidade ‘Lusófona’ ou Fictícia?”.

08-12.07 Início do XXII Congresso Mundial de Ciência Política – IPSA, Madrid.

05.07 Publicação do e-Working Paper #14, da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Teresa Furtado, com o tema “Musealização do Holocausto”.

JUNHO

29.06 Candidatura a bolsa de financiamento Bolsas Papers para a apresentação de comunicações em conferências nos EUA (3/3 candidaturas aprovadas).

29.06 Último dia do Call for Papers para o nº 2 da Revista Portuguesa de Ciência Política.

22.06 O Professor Doutor José Adelino Maltez, Membro do Conselho Consultivo Nacional do Observatório Político, gravou hoje para o Telejornal da RTP1, na sede do Observatório Político, os seus comentários, a propósito do orgulho e identidade nacionais em torno do futebol.

19.06 Publicação do e-Working Paper #13 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Jorge Botelho Moniz, sobre o tema “Secularização: início, meio e paradoxos modernos”.

04.06 Publicação do e-Working Paper #12 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Professor José Pereira da Costa, sobre o tema “A Europa de Jean-Marx Ferry”.

02.06 Último dia do 23rd Slovenian Political Science Days (31 de maio a 2 de junho), Congresso da Associação de Ciência Politica da Eslovénia, Political Culture in Focus of Political Sciences, Portorož.

MAIO

31.05 Início do 23rd Slovenian Political Science Days (31 de maio a 2 de junho), Congresso da Associação de Ciência Politica da Eslovénia, Political Culture in Focus of Political Sciences, Portorož.

26.05 Entrevista à Diretora e Investigadora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, na RTPN.

21.05 Início do programa de estudo Spring Research School – 21 a 22 de maio (Observatório Político/GATECH).

15.05 Publicação do e-Working Paper #11 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Luís Manuel Elias, sobre o tema “Desafios da Segurança na Sociedade Globalizada”.

04.05 A Diretora e Investigadora do Observatório Político, Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, foi a convidada da RTPN, a propósito dos recentes acontecimentos políticos mundiais.

ABRIL

25.04 Assinatura do Protocolo de Cooperação com o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

16.04 Sessão de Encerramento do Curso de Segurança e Defesa.

15.04 Publicação do e-Working Paper #10 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Carlos Oliveira Santos, sobre o tema “Teoria Política e Engenharia Social, a Polémica Popper vs Hayek”.

13.04 Assinatura do Protocolo com o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade.

04.04 Academia ISCTE-IUL. Colaboração para mini-estágios e formação intensiva de preparação para a entrada no ensino universitário.

01.04 Início do Programa de Estágios@ OP para o trimestre de abril a junho de 2012.

01.04 Publicação do e-Working Paper #9 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Francisco Carvalho Vicente, sobre o tema “Política Mediatizada: A Televisão e a Configuração do Dispositivo de Comunicação Política”.

MARÇO

29.03 Sessão de Abertura do Curso de Organização e Comunicação Institucional.

26.03 Seleção de candidaturas à 3.ª fase do Programa de Estágios@OP (duas candidaturas selecionadas para estágio curricular, duas candidaturas selecionadas para estágio académico).

23.03 Conferência Internacional Left and Right: The Great Dichotomy revisited, Universidade do Minho, Braga.

15.03 Publicação do e-Working Paper #8 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político,  Mestre Raquel dos Santos Duque, sobre o tema ”Aviação Civil e Segurança Internacional”.

14.03 Assinatura do Protocolo com o Centro de Investigação em Ciências Policiais do Instituto Superior de Ciências Policias e Segurança Interna.

14.03 I Seminário OP-ISCPSI “O Poder Político e a Segurança”, auditório Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Lisboa.

13.03 Assinatura do Protocolo com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Universidade Técnica de Lisboa.

08.03 Assinatura do Protocolo com o Centro Português de Geopolítica.

01.03 Envio da Revista Portuguesa de Ciência Política aos Membros Associados do Observatório Político.

FEVEREIRO

27.02 Sessão de Abertura do Curso de Segurança e Defesa.

27.02 Assinatura do Protocolo de Cooperação com o Instituto de Ciência Política e o Centro de Estudos Avançados sobre Governança da Universidade de Brasília, Brasil.

15.02 Publicação do e-Working Paper #7 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Paulo Carvalho Vicente, sobre o tema “Federalismo Europeu: Sentido, Alcance e o Lugar de Portugal”.

15.02 Assinatura do Protocolo de Cooperação com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.

01.02 Publicação do e-Working Paper #6 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Diogo Noivo, sobre o tema ”A Primavera Árabe e a Participação Eleitoral Islamista”.

JANEIRO

26.01 Assinatura do Protocolo com o Pakistan Institute for Peace Studies, Paquistão.

19.01 Sessão de Abertura do Curso de Organização e Comunicação Institucional.

15.01 Publicação do e-Working Paper #5 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Patrícia Oliveira, sobre o tema “O que Podemos Saber Sobre Política é Suficiente?”.

01.01 Publicação do e-Working Paper #4 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Mestre Sara Reis, sobre o tema “A Representação De Interesses nas Políticas de Género da União Europeia”.

2011

DEZEMBRO

22.12 Seleção de candidaturas à segunda fase do I Programa de Estágios@OP.

20.12 Envio da Revista Portuguesa de Ciência Política (RPCP) aos membros associados do Observatório Político.

16.12 Lançamento do livro Abecedário Simbiótico, do Professor Doutor José Adelino Maltez, Investigador Doutorado e membro do conselho científico do Observatório Político.

15.12 Publicação do e-Working Paper #3 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Rui Estêvão Alexandre, sobre o tema “O Mapa Autárquico Português – De Pequenas Medidas a Grandes Reformas”.

01.12 Publicação do e-Working Paper #2 da autoria do Investigador Associado do Observatório Político, Mestre Carlos Vargas, sobre o tema “Construir Teatros e Cine-Teatros em Portugal: Novos Palcos para os artistas, novos espetáculos para o público”.

NOVEMBRO

25.11 ISCSP-UTL, Conferência “Desafios do Estado financeiro em contexto globalizado” com o patrocínio do Professor Doutor João Ricardo Catarino e moderação da Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, Presidente do Observatório Político. Organização do CAPP/ISCSP, Observatório Político e Associação Fiscal Portuguesa (AFP).

23.11 Casa da América Latina, lançamento do documentário sobre Michelle Bachelet, inserido no ciclo de “Os presidentes da Latinoamérica”. Apresentação e comentário político pelo Professor Doutor Eduardo Pereira Correia (Observatório Político / FCSH-UNL).

21.11 Renovação e lançamento do novo Portal online do Observatório Político.

09.11 Cerimónia de entrega da Bandeira de Portugal a Sciences Po Paris, Campus de Poitiers, representado pelo Diretor M. Jacques De Champchesnel.

07.11 Terceira edição da Escola de Outono.

01.11 Publicação do e-Working Paper #1 da autoria da Investigadora Associada do Observatório Político, Joana Carvalho Costa, sobre o tema “A Reforma do Setor da Segurança e a Prevenção e Combate à Corrupção nas Instituições de Defesa e Segurança”.

OUTUBRO

26.10 Assinatura do Protocolo de Cooperação com o Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS), representado pelo seu Diretor, Paulo Gorjão.

19.10 Assinatura do Protocolo de Cooperação com a Universidade Lusíada de Lisboa, representado pelo Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Professor Doutor Carlos Motta.

18.10 Reunião nas instalações do Observatório Político do Professor Doutor Corsino Tolentino, Ex-Ministro da Educação de Cabo Verde, Ex-Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Consultor da Gulbenkian em representação do Instituto da África Ocidental.

15.10 Visita às instalações do Observatório Político de S. Ex.ª o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde e Ex-Reitor da UniCV, Professor Doutor António Correia e Silva.

03.10 Início do Programa de Estágios@OP para o trimestre de outubro a dezembro de 2011.

01.10 Acordo com o jornal Financial Times (Delegação em Portugal).

SETEMBRO

29.09. Apresentação das primeiras provas da Revista Portuguesa de Ciência Política ao Professor Doutor José Adelino Maltez.

22.09 Inauguração da sede do Observatório Político como Associação Científica em Estudos Políticos. Segunda reunião geral dos investigadores. Abertura a Membros Associados através do pagamento de quotas anuais.

3-4.09 Câmara Municipal do Cartaxo, Auditório Quinta das Pratas. Colóquio Internacional sobre Sustentabilidade dos Municípios e Regiões – ISCSP-UTL – Organização CAPP e Observatório Político [Moderação: Investigador Associado, Mestre Rui Estêvão Alexandre e Investigadora Doutorada, Doutora Raquel Duque (Observatório Político)].

01.09 Abertura das novas instalações do Observatório Político em Lisboa.

AGOSTO

31.08 Abertura de candidaturas ao I Programa de Estágios @OP.

29.08 Assinatura de Protocolo com a Associação Tito de Morais, no qual se concede ao Observatório Político o tratamento do espólio e arquivo histórico.

JULHO

01.07 Primeiro Call for Papers para a Revista Portuguesa de Ciência Política.

30.07 Assinatura de Protocolo com a Universidade Tiradentes, Brasil.

JUNHO

12.06 Encerramento da atividade do Observatório Político como unidade de investigação da FCSH-UNL.

ABRIL

20.04 Lançamento da Revista Portuguesa de Ciência Política (ISNN 1647-4090).

FEVEREIRO

18.02 Colocação online do primeiro site do Observatório Político.

JANEIRO

Candidaturas de propostas de projetos para financiamento pela FCT em parceria.

2010

DEZEMBRO

17.12 Primeira reunião geral do Observatório Político para definir as ações prioritárias e estruturar as atividades.

NOVEMBRO

08.11 Segunda Edição da Escola de Outono.

OUTUBRO

30.10 Primeiro Intercâmbio Universitário com o Institut D’ Études Politiques (Sciences Po).

JULHO

25.07 Acordo com a Universidade de Roma III na sequência do acordo com a Universidade de Bucareste para implementação do programa tripartido do MA em Politics and Diplomacy.

JUNHO

08.06 Registo e Inscrição do Observatório Político – Associação de Investigação em Estudos Políticos.

MARÇO

30.03 Realização do projeto tripartido entre o Observatório Político, a Universidade Federal de Góias e o Instituto de Estudos Ibéricos de Salamanca no âmbito do Colégio Doutoral de Tordesilhas.

2009

NOVEMBRO

08.11 Primeira Edição da Escola de Outono.

SETEMBRO

20.09 Lançamento público do Observatório Político junto do DePOL e dos estudantes de 2º Ciclo e 3º Ciclo – Declarações de intenção e disponibilidade para cooperar nas atividades do Observatório Político, 74 membros fundadores.

JULHO

09.07 Acordo preliminar com a Universidade de Bucareste do programa do MA em Politics and Diplomacy.

JUNHO

15.06 Acordo preliminar com Sciences Po Paris, Campus de Poitiers, para a realização de um curso anual de uma semana em Portugal, integrado nas atividades letivas do primeiro ciclo dedicado aos assuntos ibero-latino-americanos.

ABRIL

22.04 Inauguração das instalações concedidas para o funcionamento do Observatório Político – Edifício I&D da FCSH-UNL, Piso 4, sala 4.08.

MARÇO

24.03 ”Consequências Institucionais do Tratado de Lisboa”, organização de Observatório Político e Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais. Apresentação pública do Observatório Político pela Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento.

23.03 Autorização do Conselho Científico da FCSH-UNL, para a criação de uma estrutura orgânica de investigação, sob a denominação de Observatório Político.

2008

28.01 Proposta interna no Departamento de Estudos Políticos “FCSH-UNL” de criação de uma Unidade para o desenvolvimento da investigação na área dos Estudos Políticos.