Normas de Publicação

normas de publicação

A RPCP tem uma tiragem semestral prevista de 300 exemplares, podendo haver lugar à edição de números especiais e temáticos, sendo o âmbito de circulação da RPCP nacional e regional. A sua distribuição será alargada para as comunidades portuguesas no estrangeiro com interesse no domínio científico da publicação.

Normas para Autores:

1. Os artigos submetidos a apreciação têm de ser originais e inéditos. As recensões devem analisar bibliografia recente, com data de publicação não superior a 2 anos. Uma vez submetidos os artigos ao processo de avaliação da RPCP, em momento algum poderão ser submetidos a outras revistas. Os textos podem ser apresentados em língua portuguesa, castelhana e inglesa. Todos os artigos enviados em língua portuguesa devem respeitar as normas referentes ao acordo ortográfico de 2009.

2. Os artigos devem ter preferencialmente até 6.000 palavras, incluindo notas, bibliografia e quadros. As recensões não devem ultrapassar as 2.000 palavras.

3. Para a submissão dos textos é obrigatória a utilização do template disponível AQUI.

4. Em momento algum o autor poderá identificar-se ou fornecer qualquer informação que permita a sua identificação, sob pena excluído do processo. Nesse sentido, as informações relativas ao autor deverão apenas constar no template disponível AQUI.

5. As citações de fontes alheias têm de respeitar a legislação em vigor relativa aos direitos de autor, de acordo com os Padrões Éticos.

6. A RPCP segue as normas de referenciação bibliográfica APA, 6ª edição, conforme o APA STYLE GUIDE.

7. É mandatário o preenchimento do seguinte “compromisso de honra” pelo autor no ato do envio do artigo, no qual afirma concordar com as normas de publicação e Padrões Éticos e garantir o seu cumprimento. Para o efeito deverá, no e-mail, reproduzir o seguinte texto completando os dados em falta:

“Eu, _____________________, na qualidade de autor/a do texto intitulado ___________________________, declaro conhecer e aceitar as “normas de publicação” da Revista Portuguesa de Ciência Política, e cumprir o template fornecido, disponibilizados à data em http://www.observatoriopolitico.pt/revista/normas-de-publicacao. Admito a compreensão das regras supramencionadas e a sua função de critério de exclusão do artigo caso não sejam cumpridas.”;

8. Os textos submetidos serão, num primeiro momento, analisados pelo Conselho Editorial, podendo ser rejeitados ou submetidos a processo de arbitragem científica. Os artigos aceites serão, em seguida, submetidos a um ou dois árbitros, através de um sistema de revisão cega de pares. A decisão final sobre a publicação do artigo proposto, num dos números da RPCP, será tomada pelo Conselho Editorial, considerando os pareceres dos árbitros. O processo de arbitragem científica das recensões cabe ao Conselho Editorial.

9. Os autores, individuais ou coletivos, dos artigos publicados conferem à RPCP o exclusivo direito de publicação, podendo o artigo sofrer alterações e revisões de forma, ou propósito de adequá-lo ao estilo editorial da RPCP.

10. Os autores, individuais ou coletivos, dos artigos publicados na RPCP receberão da revista um exemplar cada. Os autores, individuais ou coletivos, das recensões publicadas na RPCP receberão um exemplar. Se solicitado, poderá também ser disponibilizada uma cópia em formato PDF.

 

Consulte aqui as Normas de Publicação