Normas de Publicação

A RPCP tem uma tiragem semestral prevista de 300 exemplares, podendo haver lugar à edição de números especiais e temáticos, sendo o âmbito de circulação da RPCP nacional e regional. A sua distribuição será alargada para as comunidades portuguesas no estrangeiro com interesse no domínio científico da publicação.

Normas para Autores:

1. Os artigos submetidos a apreciação têm de ser originais e inéditos. As recensões  devem analisar bibliografia recente. Uma vez submetidos os artigos ao processo de avaliação da RPCP, em momento algum poderão ser submetidos a outras revistas. Os textos podem ser apresentados em língua portuguesa, castelhana, inglesa, francesa, italiana. Todos os artigos enviados em língua portuguesa devem preferencialmente, respeitar as normas referentes ao acordo ortográfico de 2009.

2. Os artigos devem ter preferencialmente até 10.000 palavras, incluindo notas, bibliografia e quadros. As recensões não devem ultrapassar as 2.500 palavras. Os textos devem ser entregues num documento em formato Word (ou compatível), estilo de letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento a um e meio.

3. Os artigos devem ser acompanhados de um resumo de cerca de 150 palavras – com uma versão em português e outra em inglês – de quatro a seis palavras-chave e de um ficheiro em formato Word (ou compatível) com os dados de identificação do autor (instituição, categoria, áreas de especialização e elementos de contacto).

4. As ilustrações, quadros, figuras e mapas deverão ser numerados e colocados no final do texto. O autor deve indicar os locais onde os mesmos devem ser inseridos.

5. As citações de fontes alheias têm de respeitar a legislação em vigor relativa aos direitos de autor.

6. A RPCP segue as normas de referenciação bibliográfica contidas na 16ª edição do manual de citação de Chicago (Chicago Manual of Style. 2010. 16th ed. Chicago: University of Chicago Press). As referências bibliográficas dos textos em língua portuguesa, castelhana, francesa e italiana deverão preferencialmente, ser inseridas em notas de rodapé de página. As referências bibliográficas dos textos em língua inglesa deverão ser inseridas em corpo de texto, ambas respeitando as normas de citação adoptadas.

7. Os textos submetidos serão, num primeiro momento, analisados pelo conselho editorial, podendo ser rejeitados ou submetidos a processo de arbitragem científica. Os artigos aceites serão, em seguida, submetidos a um ou dois árbitros, através de um sistema de revisão cega de pares. A decisão final sobre a publicação do artigo proposto, num dos números da RPCP, será tomada pelo Conselho Editorial, considerando os pareceres dos árbitros. O processo de arbitragem científica das recensões cabe ao conselho editorial.

8. Os autores, individuais ou colectivos, dos artigos publicados conferem à RPCP o exclusivo direito de publicação, podendo o artigo sofrer alterações e revisões de forma, ou propósito de adequá-lo ao estilo editorial da RPCP.

9. Os autores, individuais ou colectivos, dos artigos publicados na RPCP receberão da revista dois exemplares cada. Os autores, individuais ou colectivos, das recensões publicadas na RPCP receberão um exemplar. Se solicitado, poderá também ser disponibilizada uma cópia em formato PDF.

Consulte aqui as Normas de Publicação