Repertório Português de Ciência Política

politipedia

POLITIPÉDIA

REPERTÓRIO PORTUGUÊS DE CIÊNCIA POLÍTICA


O site POLITIPÉDIA – Repertório Português de Ciência Política, conhecido como site ResPublica é um projeto em construção de um sistema generalizado sobre redes informativas em matérias de Ciência Política, da autoria científica do Prof. Doutor José Adelino Maltez, membro do Conselho Consultivo, que o doou ao Observatório Político, em outubro de 2011.

Enquanto base de dados e acervo documental, o site ResPublica constitui o mais exaustivo acervo de informação compilado, abrangendo cerca de 8 mil entradas na área da Ciência Política, mais de 12 mil ficheiros, a cúpula enciclopédica de um repertório português de Ciência Política. Para além de ser um site em atualização permanente, sob a orientação científica do seu autor, o Observatório Político pretende desenvolver e atualizar o site e colocar à disposição da comunidade científica, a mais importante base de dados construída na área dos Estudos Políticos em Portugal.

Cerca de duas centenas de chaves bibliográficas sobre temas de Ciência Política e Relações Internacionais, uma importante base de dados das eleições em Portugal desde 1820, centenas de biografias da classe política portuguesa, uma vasta relação dos partidos e movimentos políticos portugueses e um quadro global dos factos políticos mais relevantes desde 1800 aos nossos dias, constituem o POLITIPÉDIA – Repertório Português de Ciência Política, enquanto valioso património científico entregue ao Observatório Político.

Dada a sua relevância, o Observatório Político estima realizar a atualização e desenho informático, o tratamento cuidado da informação, desenvolvendo e apresentando à comunidade científica os resultados obtidos à medida do seu progresso, constituindo um importante plano de ação estratégico para os próximos anos.

Durante a sua reformulação, o projeto original pode continuar a ser consultado aqui.