OPen Arena

Esta nova ferramenta de comunicação que lançámos em 2013 visa fomentar a participação de todos os associados. A comunidade de estudiosos de Ciência Política que se criou em torno do Observatório Político é uma realidade. No entanto, importa criar mecanismos de interação que animem a dinâmica associativa, criando uma cultura de abertura aos que não podem estar presentes no quotidiano da associação.

O Observatório Político cresceu em número de membros associados. Num ano de crise esta associação de investigação foi sustentável por via do seu dinamismo e dos serviços científicos que prestou à comunidade. Ao longo do ano, a regularidade do secretariado de apoio foi constituída sucessivamente por seis jovens que realizaram um estágio de formação, remunerado com as quotas dos associados. Um número crescente de pedidos levou à criação de estágios académicos que, ainda que não remunerados e por isso a tempo parcial, permitiram realizar um conjunto de atividades previstas, nomeadamente esta nova fórmula eletrónica de conhecimento.

Com o objetivo trimestral de divulgar, primeiro entre os membros, as atividades, conferências, seminários, serviços de consultadoria científica ou outros realizados e a realizar, esta arena aberta – Open Arena – é o meio encontrado para difundir de modo amplo e transparente as nossas atividades. Perguntas e respostas científicas entre membros do OP; recensões de livros publicados na coleção ou editados pelos seus membros; agenda realizada e em curso, uma secção de pontualidades informativas dos correspondentes, tenderão a permitir acompanhar a vida associativa e a evolução científica dos seus membros, criando mais uma janela de observação.

Aguardamos contributos, esperamos sugestões e críticas, apreciaríamos colaboração e receberemos toda a informação, que nos façam chegar. Conferências em que estejam presentes a título individual, livros que desejem ver recenseados, secções que pretendam ver criadas, constarão na próxima arena aberta, data em que esta primeira é colocada na nossa página eletrónica, agora disponível a todos que a procuram diariamente.

Os nossos agradecimentos aos que, pelo seu esforço quotidiano, têm dado o seu contributo de trabalho, em particular aos que transformaram a perceção inicial da necessidade de uma newsletter, nesta criativa e arrojada fórmula de Open Arena, anfiteatro de ideias que mantém alto no horizonte a criatividade que subjaz, distingue e transforma o Observatório Político numa pioneira entre as unidades de investigação suas congéneres. Esperamos que a leitura vos seja proveitosa.

OPen Arena nº 1 – Outubro/Novembro/Dezembro 2012

OPen Arena nº 2 – Janeiro/Fevereiro/Março 2013 

OPen Arena nº 3 – Abril/Maio/Junho 2013

OPen Arena nº 4 – Outubro/Novembro/Dezembro 2013 

OPen Arena nº 5 – Janeiro/Fevereiro/Março 2014 

OPen Arena nº 6 – Outubro/Novembro/Dezembro 2014

OPen Arena nº 7 – Janeiro/Fevereiro/Março/Abril/Maio/Junho/Julho 2015

OPen Arena nº 8 – Julho 2015/Setembro 2016

OPen Arena nº 9 – Outubro/Novembro/Dezembro 2016

OPen Arena nº 10 – Janeiro/Fevereiro/Março 2017

OPen Arena nº 11 - Abril/Maio/Junho/Julho 2017