Membro Institucional de Portugal na IPSA


O Observatório Político é desde Fevereiro de 2012 a segunda instituição portuguesa, juntamente com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, a ser distinguida pela IPSA como Membro Institucional de Portugal.

Este importante reconhecimento internacional junta oficialmente o Observatório Político a uma comunidade de milhares de cientistas políticos por todo o mundo. Os membros do Observatório Político passam também a dispor de condições muito vantajosas, nomeadamente na promoção de livros e eventos, call for papers, candidaturas a empregos, prémios e participação nos IPSA Research Committees, bem como descontos dos seus investigadores e associados no registo em congressos internacionais. 

Para mais informações, consulte o site dos membros institucionais da IPSA em http://www.ipsa.org/membership/institutional/list

A IPSA – (International Political Science Association) foi fundada em 1947, em Paris, sob a égide da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation) com a missão de desenvolver a Ciência Política no mundo, construir redes académicas, criar uma comunidade inclusiva e global de cientistas de ciência política. Promovendo a colaboração entre estudiosos em democracias emergentes e estabelecidas, incentiva a liberdade académica necessária ao desenvolvimento das ciências sociais. Os congressos mundiais de ciência política da IPSA são bianuais, movendo-se entre continentes.

O Observatório Político é uma associação de investigação científica em estudos políticos, sem fins lucrativos, que ganhou autonomia e afirma-se como um centro de investigação independente de excelência, depois de criada em 2009 pelo Conselho Científico da FCSH – Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve pesquisa sobre as dinâmicas das estruturas e processos políticos, da constituição das elites políticas, das alterações das estruturas político-sociais, assim como as articulações entre o poder político e a sociedade civil.