Luís Sargento

Foto Luís Sargento

 luísnsaf@gmail.com    

Habilitações Académicas
Doutorando em Ciência Política pela Universidade Nova de Lisboa –Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Tese de doutoramento (no prelo): “Consenso e conflito na União Europeia: A entrada da codecisão na Política Agrícola Comum.
Mestre em Ciência Política no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL), Tese de Mestrado: “Legislação e Delegação: A Comitologia na União Europeia antes e após o Tratado de Lisboa”.

Principais Áreas de Investigação
Ciência política, direito europeu, história europeia, instituições da União Europeia, Política Agrícola Comum, Orçamento Europeu, economias europeias, comitologia na União Europeia, Darwin e darwinismos, cultura.

Experiência Profissional e Académica
Trabalhou na Comissão Europeia (Representação Portuguesa) no sector político a tratar de relatórios políticos e outras funções de 1 de Novembro até 31 de Julho de 2012 como estagiário.
Diploma de Certificate in Advanced English (Conselho da Europa – nível C1) pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, feito em 2009
Diploma em língua Alemã. “Österreichisches Sprachdiplom A2 Grundstufe Deutsch 2 (Conselho da Europa – nível A2).

Participação em Projectos
−Participou como assistente num projecto de investigação intitulado “Agenda Setting em Portugal numa perspectiva comparada: A Legislação, as Promessas Partidárias, a Opinião Pública e os Media” no CIES – ISCTE em Lisboa, junto com Catherine Moury e Elisabetta de Giorgi, de Abril a Junho de 2012.
−Participou na gestão do evento “Futurália” no stand da Comissão Europeia, 2012.
−Participou no curso “Organização e Comunicação Institucional” com a especialização em “Organizações Internacionais” do Observatório Político, em Lisboa
−Participou na gestão do evento “Bolsa do Empreendedorismo” organizado pela Comissão Europeia e nas celebrações do Dia de Europa no Mosteiro dos Jerónimo
− Investigador associado no Observatório Político, Lisboa.

Prémios e Distinções
−Concluiu uma Bolsa de Integração na Investigação (BII) financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS XX) em Coimbra, com a apresentação do estudo “200 Anos de Charles Darwin” com 200 páginas.

Publicações e Artigos
Sargento, Luís (2012, Legislação e delegação, a comitologia na União Europeia antes e depois do Tratado de Lisboa, ISCTE-IUL. Disponível em: http://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=79945.
Participou no “II Encontro de Jovens Investigadores do CEIS XX” realizado em Coimbra, tendo apresentado o estudo e consequente comunicação “Charles Darwin, 150 anos de uma revolução”.
Apresentou o estudo “Darwin e as Artes” para o Congresso Internacional “Darwin, Darwinismos, Evolução” organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS XX) em Coimbra, 2009.

Curriculum Vitae em PDF