Carlos Oliveira Santos

Habilitações Académicas
Doutorado em Ciência Política (variante de Políticas Públicas) pela Universidade Nova de Lisboa.
Course of Social Marketing in Public Health da University of South Florida USA (2005);
Pós-graduação em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (1998-2000);
Licenciatura em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1979-1983).
 

 

Principais Áreas de Investigação
Políticas Públicas; Mudança de Comportamentos Sociais; Marketing Social; Marketing Público; Marketing Político; Marketing para a Economia Social; Marketing Cultural; Marketing para a Saúde; Empreendedorismo, Gestão e Marketing em Design e Arquitectura; Open Innovation e Educação.  
Experiência Profissional e Académica
Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa;
Consultor independente, sobretudo para a área de edição empresarial, de diversas instituições e empresas portuguesas ou sedeadas em Portugal, como, recentemente, o Grupo Mota-Engil, Galp Energia, Grupo Amorim, Grupo Pestana, Coats & Clark, Fundação Cebi;
Foi director criativo na empresa BJKE (Grupo Sonae) e desempenhou diversos cargos jornalísticos, nomeadamente em publicações como Visão, Diário de Notícias (DNa), Semanário, JL-Jornal de letras, artes e ideias;
Academicamente, lecciona no ensino superior desde 1992, tendo ainda coordenado e leccionado diversas cadeiras nos seus campos de investigação, em várias instituições como o ISCTE-IUL, ISCSP, ISLA, UAL, ISCEM ou Instituto Superior D. Afonso III.
 
Participação em Projetos
Open Design Innovation Project (University of California, Berkeley, 2010); Oscar Niemeyer 100 anos Portugal (coordenador da comissão para as comemorações, 2007-2009; Investigador do Centro de Estudos de Administração e Políticas Públicas (ISCSP) desde 2010; Investigador do De.:SID, FA-UTL, projecto de Investigação Científica “Design como recurso estratégico empresarial: estudo dos impactos do Design”, entre Abril e Novembro de 2008.  
Prémios e Distinções
1º Prémio de Jornalismo da Região de Turismo do Algarve (1995). 
Publicações
Livros
. People’s Health and Well-being: Social Marketing in Public Policy (author; Santa Cruz, California, USA, CreateSpace, 2014; forthcoming).
. Marketing para as Organizações da Economia Social (autor; Lisboa, Sílabo, 2015; no prelo).
. Melhorar a Vida. Uma Guia de Marketing Social (coordenador e co-autor, com Ana Simões, Jorge Atalaia, Nuno Lopes, Anabela Maranga, Carla Gil e Sara Ribeiro; Alverca, Fundação CEBI e EQUAL, 2004; prefácio de Luís Reto; edições em português e francês; 2ª edição, ebook, 2011; 2ª edição impressa, 2012).
. Design como Recurso Estratégico Empresarial: Um Estudo dos Impactos do Design. Casos de Estudo, Indústria Transformadora Portuguesa (co-investigador no grupo de investigação De.:SID, com a coordenação editorial de Luís Romão e Rita Almendra; Lisboa, Centro Editorial e de Comunicação da Faculdade de Arquitectura, 2011).
. Design as a Company’s Strategic Resource: A Study of the Impacts of Design. Report Online Questionaire De.:SID (co-investigador para obra do grupo de investigação De.:SID, com a coordenação editorial de Luís Romão e Rita Almendra; Lisboa, Centro Editorial e de Comunicação da Faculdade de Arquitectura, 2011; edição bilingue em português e inglês).
. Olhar Niemeyer (autor e editor do projecto; prefácio de Álvaro Siza; inclusão de textos de Bernardo Rodrigues e Raphael Iruzun Martins; Lisboa, Teorema, 2009; edição bilingue em português e inglês).
. O Nosso Niemeyer (autor; fotografias de António Moutinho; Porto, Campo das Letras, 2001; 2ª edição, Lisboa: Teorema, 2007; edições bilingues em português e inglês).
. A História da Obra de Regularização do Baixo Mondego. Uma Empresa é um Rio (autor; Lisboa, Mota-Engil, 2013; prefácio de António Mota).
. Até Onde Nos Levar o Saber. Uma História dos 40 Anos do ISCTE-IUL (autor; Lisboa, ISCTE-IUL, 2012; prefácio de Luís Reto).
. O Nosso Tempo. Uma História da Galp Energia (autor; prefácio de Manuel Ferreira De Oliveira; Lisboa, Galp Energia, 2011; edição em português e inglês).
. Casa da Calçada. História e Vida de Um Hotel Único (co-autor, com Luísa Godinho; prefácio de António Mota, Manuela Mota, Teresa Mota e Paula Mota, incluindo os depoimentos de António Mega Ferreira, João de Freitas, Paul-François Vranken, Jaume Tàpies, Eduard Dirk Niepoort e Pedro Barros; Amarante, Mota-Engil, 2011; edição bilingue em português e inglês).
. Herdade do Peral. Uma História de Oito Séculos (autor; prefácio de Américo Amorim; Mozelos, Sociedade Agrícola do Peral, 2011; edições em português, espanhol e inglês).
. Uma Vida Cheia. Adolfo Roque, 1934-2008 (autor; prefácio de Aníbal Cavaco Silva; Lisboa, Edições Inapa, 2009;).
. Por Todos. História da Fundação CEBI, 1968-2008 (autor; prefácio de Aníbal Cavaco Silva; Alverca do Ribatejo, Cebi, 2008).
. Clusters Unidos pela Natureza. O Mundo do Vinho e da Cortiça (autor; prefácio de Américo Amorim; Mozelos, Grupo Amorim, 2008; edições em português, espanhol, francês, inglês, alemão, russo e chinês).
. ISCTE 35 Anos (co-organizador e editor; prefácio de Luís Reto; Lisboa, ISCTE, 2007).
. Construir uma Vida, A História de Manuel Mota e da Mota & Companhia (autor; prefácio de António Ramalho Eanes; Lisboa, Mota-Engil, 2006).
. Uma Linha de Vida, Os 100 anos da Coats & Clark em Portugal (autor; prefácio de Charles Murray; Vila Nova de Gaia, Coats Portugal, 2005).
. Amorim. História de uma Família (autor; prefácio de Américo Amorim; Mozelos, Grupo Amorim, 2 volumes, 1997; edições em português, espanhol, francês, inglês e alemão).
. Hipólito José da Costa, Uma Vida Dedicada à Maçonaria (editor executivo para obra da autoria de Manuel Pinto dos Santos; prefácio de Fernando Lima; Lisboa, Grémio Lusitano, 2014).
. O Livro da Cortiça (autor; prefácio de Manuel Castelo Ramos; Lisboa, Edição do Autor, 2000).
. US America (autor; fotografias de Ana Branca; Lisboa, Scribas Editores, 2008).
. Palavras Somos Nós (autor; prefácio de Inês Pedrosa; Lisboa, Scribas Editores, 2006).
. Anuário de Poesia de Autores Não-Publicados (co-autor com o pseudónimo Carlos d’Ó; Lisboa, Assírio & Alvim, 1984).
. P´ra Lavras (co-autor; Azambuja, Edição dos Autores, 1982).
Artigos científicos recentes
«In Our Heart: Political Foundations of Social Marketing», Revista Portuguesa de Ciência Política, Número 0, 2010, pp. 51-56.
«Can Toilet Paper Be Black?», Design Management Review, Vol. 20, nº 2, Spring 2009, pp. 38-45; «Niemeyer e Portugal – Uma Polémica», Artitextos, Revista do Centro Editorial da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, nº 7, Dezembro de 2008, pp. 157-174;
«O Marketing Social como Instrumento das Políticas Públicas», Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, nº 3, Julho de 2006, pp. 28-35;
«A Eficácia da Comunicação Pública: Por uma Perspectiva Integrada da Comunicação, do Marketing Social e das Políticas Públicas», Revista de Comunicação e Marketing, nº 3, Julho de 2002, pp. 51-64.
Comunicações em reuniões científicas recentes
«Cognitive Policy Process Theories», VII Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política (Coimbra, 2014).
«A National Social Marketing Strategy: A Cognitive Approach», European Social Marketing Conference (Lisboa, 2012)
«Design and Open Innovation: An Educational Approach», 6th International Congress on Design Research (Lisboa, 2011).
«Open Innovation in Education: The Open Design Innovation Project». 3rd Annual International Conference on Education and New Learning Technologies (Barcelona, 2011);
«In Our Heart, Political Foundations of Social Marketing», 2nd World Non-Profit and Social Marketing Conference (Dublin, 2011);
«Mapping the National Social Marketing Organizations: A Comparative Analysis», World Social Marketing Conference» (Brighton & Hove City, England, 2008);
«Can Toilet Paper Be Black? The Portuguese Renova Case Study», International DMI Education Conference Design Thinking: New Challenges for Designers, Managers and Organizations, Design Management Institute (Cergy-Pointoise, France, 2008);
«O Papel de Instituições Nacionais de Marketing Social nas Políticas Públicas, As Experiências do Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos e Inglaterra», IV Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política (Lisboa, 2008);
«The Triangle Model, An Integrated Method of Persuasion, Regulation and Enforcement to Change Public Behaviors», 17th Conference of Social Marketing in Public Health, University of South Florida (Tampa, FL, USA, 2007).