Carlos Oliveira Santos

ISMA-CarlosPhoto2


Habilitações Académicas

Doutorado em Ciência Política, especialidade em Políticas Públicas pela Universidade Nova de Lisboa;
Course of Social Marketing in Public Health da University of South Florida USA (2005);
Pós-graduação em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (1998-2000);
Licenciatura em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1979-1983).

Principais Áreas de Investigação

Políticas Públicas; Mudança de Comportamentos Sociais; Marketing Político; Marketing Público; Marketing Social; Marketing Cultural; Marketing para a Economia Social; Marketing para a Saúde.

Experiência Profissional e Académica
Director, International Social Marketing Association’s Board (eleito, 2019-2022).
Professor convidado do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (IPPS-IUL);

Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa (2007-2017);
Assistente do Instituto Superior de Comunicação Empresarial (1992-2007):
Consultor independente, sobretudo para a área de edição empresarial, de diversas instituições e empresas portuguesas ou sediadas em Portugal, como, recentemente, o Grupo Mota-Engil, ISCTE-IUL, Galp Energia, Grupo Amorim, Grupo Pestana, Coats & Clark, Fundação Cebi;
Desempenhou cargos em empresas de publicidade, nomeadamente BBDO e BJKE (Grupo Sonae) (1983-1987);
Exerceu diversos cargos jornalísticos, nomeadamente em publicações como Visão, Semanário, JL- Jornal de letras, artes e ideias, e Diário de Notícias (DNa).

Participação em Projetos
Open Design Innovation Project (University of California, Berkeley, 2010);
Marketing Social Portugal (www.marketingsocialportugal.net/ , 2009);
Oscar Niemeyer 100 anos Portugal (comemorações de 100.º aniversário, 2007-2009).

Prémios e Distinções

2019 Outstanding Achievement Award da European Social Marketing Association;
1º Prémio de Jornalismo da Região de Turismo do Algarve (1995).

Publicações recentes

Livros
Formar para a Sociedade do Conhecimento: INDEG-ISCTE, 30 Anos (Lisboa, INDEG-ISCTE, 2018);
Afirmação de uma Identidade, 45 Anos de ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, ISCTE-IUL, 2018).
Social Marketing in a Country: The British Experience (Charleston, SC, CreateSpace, 2016);
A História das Obras da Mota-Engil na Expo’98. Uma Empresa é Um Mar (Lisboa, Mota-Engil, 2015; prefácio de António Mota);
A História da Obra de Regularização do Baixo Mondego. Uma Empresa é um Rio (Lisboa, Mota-Engil, 2013).

Artigos
“A national policy process on social marketing”. Journal of Social Marketing, 9 (1), pp. 5-25, 2018, doi.org/10.1108/JSOCM-03-2018-0032;
Revisitar a política nacional britânica de marketing social”. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, 3, Setembro-Dezembro 2017, pp. 74-96. www.scielo.mec.pt/pdf/rpbg/v16n3/v16n3a07.pdf;
Referenciais e estratégias comunicativas internacionais”, Janus, 18, Janeiro 2017, pp. 96-97. hdl.handle.net/11144/3511;
“In our heart: Political foundations of social marketing”, Revista Portuguesa de Ciência Política, 0, 2010, pp. 51-56.

Comunicações
“Índex de Autores de Marketing Social de Língua Portuguesa / Index of Portuguese Language and Portuguese Speaking Authors Focused on Social Marketing”, www.marketingsocialportugal.net/IAMSLP.pdf ;
“Implementing new reference frames in public policy” (IASIA Conference, Lisboa, 2019);
“What’s new and old in social marketing thinking? Reaffirming its political grounds; including a Social Marketing Political Manifesto” (World Social Marketing Conference, Edinburgh, 2019);
“A national policy process on social marketing: The British case”(World Social Marketing Conference, Washington, 2017);
“Social marketing in a country: The British experience” (European Social Marketing Conference, Espoo, Finland, 2016);
“Social marketing in a country: The British experience” (41st Macromarketing Conference, Dublin, 2016).