Teoria Política

O eixo temático é constituído por dois grupos de investigação:

Cultura Política
A criação cultural constitui um campo fundamental de ação das sociedades contemporâneas, a que os Estados prestam particular atenção. Na Europa, o sector cultural, realidade ampla e de difícil delimitação, encontrou já um lugar próprio no espaço da ação política e a tensão gerada por essa intervenção é fundamental para o desenvolvimento do sector.

Este grupo procura investigar as políticas públicas de cultura em Portugal, no âmbito da administração central do Estado mas também no âmbito da administração local. Num tempo de severas restrições orçamentais, em que o Estado revê a natureza e a força da sua intervenção, parece ser cada vez mais pertinente analisar a ação e as consequências da presença ou ausência da administração pública e das suas medidas de política.

O estudo do fenómeno da criação associado à política, o edifício normativo, os patrimónios e as infraestruturas materiais, as práticas culturais e de entretenimento e as respetivas indústrias são áreas de análise privilegiada para futuros projetos de investigação.

Equipa:
Cristina Montalvão Sarmento (Coordenação)
Carlos Vargas
Catarina Gama
Patrícia Oliveira
Pedro Mendonça
Ana Filipa Guardião

Direitos Humanos
O grupo tem por objetivo interpretar problemas centrais à discussão sobre os direitos humanos no âmbito da sua história e filosofia. Abordaremos, nomeadamente, questões concernentes quer à sua fundamentação e classificação (as diferentes gerações de direitos), quer ao seu papel na autodeterminação dos povos, na delimitação da soberania estatal e no desenvolvimento das orgânicas internacional e global.

Equipa
Cristina Montalvão Sarmento (Coordenação)
Jorge Botelho Moniz
Maria João Cabrita
Paulo Barcelos
Paulo Rigueira
Teresa Furtado