documentario

23 NOV | Qua | 19h00                                                                              Casa da América Latina
Documentário e Debate sobre Michelle Bachelet                                              Entrada livre
 
Ex-Presidente da República do Chile (56’)Michelle Bachelet é filha do general da Força Aérea, Alberto Bachelet, membro do governo socialista de Salvador Allende, e que após o golpe de 1973, foi preso e morre vítima de tortura. Michelle Bachelet, militante do Partido Socialista, e a sua mãe, foram também vítimas da repressão política, tendo-se exilado após um período de reclusão, regressando ao Chile, em 1979. Michelle, que entretanto finalizara o curso de medicina (especializada em pediatria), foi Ministra da Saúde e mais tarde Ministra da Defesa, convertendo-se na primeira mulher a ocupar este posto na América Latina.
Eleita presidente do Chile em 2006, cargo que desempenha até 2010, foi a presidente com o maior índice de popularidade no Chile. Actualmente é Directora Executiva da UN Women, criada em Julho de 2010, pela Assembleia-geral das Nações Unidas.
 
Comentado por Eduardo Pereira Correia
(FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Observatório Político)
Politólogo e professor universitário. Licenciado em Ciência Política pela Universidade Lusíada de Lisboa  e Mestre pela Universidade Nova de Lisboa, onde está actualmente a preparar o seu doutoramento em Ciência Política. Lecciona  no Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna e é investigador de Doutoramento no Observatório Político.  O seu percurso de investigação tem estado intimamente ligado às áreas das Instituições e Processos Políticos, nomeadamente no que concerne ao estudo dos poderes presidenciais.