Política e Opinião Pública

POLÍTICA E OPINIÃO PUBLICA
Programa tripartido entre o Observatório Político, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Góias (UFG, Brasil) e o Instituto de Estudos Ibéricos da Universidade de Salamanca (Espanha) assinado no âmbito da colaboração promovida pelo Colégio Doutoral de Tordesilhas. Download do Projecto

Estão envolvidos neste projeto os Professores:
Denise Paiva Ferreira, pelo Brasil
Cristina Montalvão Sarmento, por Portugal
Flávia Friendeberg, por Espanha

Grupo Tordesilhas
O Grupo Tordesillas nasce no I Encontro de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, realizado no ano 2000, cuja universidade anfitriã foi a Universidade de Valladolid e realizou-se na cidade de Tordesillas, na famosa “Casa do Tratado”, local onde foi firmado o histórico Tratado de Tordesillas.

Realizado no âmbito da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, com a finalidade de promover a colaboração entre as universidades dos três países na área da ciência e tecnologia. Nessa primeira reunião de constituição estiveram presentes, além de todos os reitores das universidades participantes, os Ministros de Ciência e Tecnologia do Brasil e de Espanha e o Secretário de Estado de Portugal. O Grupo Tordesillas é constituído por 28 universidades do Brasil, 19 de Espanha e 8 de Portugal. Atualmente existem três sedes, uma em cada país: a do Brasil na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; a de Espanha na Universidade de Valladolid – UVA e a de Portugal, na Universidade de Lisboa – UL, sendo apoiado pelo Banco Santander – Universidades.

No âmbito deste programa internacional, em fase preliminar, foi assinado pelo Observatório Politico enquanto unidade de investigação da UNL, antes da Universidade Nova de Lisboa formalizar a participação do Colégio Doutoral de Tordesilhas em setembro de 2010. Em novembro do mesmo ano, a Prof. Cristina Montalvão Sarmento deslocou-se ao Brasil e prosseguiu os contactos com a Universidade de Góias. Esteve ainda presente no XII Encontro do Grupo de Tordesilhas, realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2011 na Universidade de Lisboa, em Portugal.