Escola de Outono / Inverno

Ecole d’Hiver | Escola de Inverno
VII Edição

 

Capa

 

ORGANIZAÇÃO
Observatório Político, Lisboa – Portugal
Sciences Po Paris - Campus de Poitiers

A concepção de um seminário de internacionalização no 1º Ciclo nasce da intenção de diversificar e complementar a oferta curricular, para além do já consolidado Programa Erasmus. Uma iniciativa de intercâmbio no 1º Ciclo na área dos estudos políticos – Escola de Outono – permite, deste modo, assegurar o espírito de reciprocidade e o elevado reconhecimento do valor académico entre os parceiros envolvidos no projecto: o Observatório Político e o Institut d’Etudes Politiques – Sciences Po Paris.

A Escola de Outono, enquanto projecto de intercâmbio, veio inaugurar uma dinâmica original nas Universidades Portuguesas, e nomeadamente nos departamentos de Estudos Políticos, permitindo uma introdução às problemáticas do contexto ibero-americano e a troca de experiências académicas com uma das mais prestigiadas grandes écoles francesas. Por outro lado, a formalização do projecto e a realização da Escola de Outono, enquanto seminário de internacionalização, consubstanciou um dos importantes eixos estratégicos definidos pelo Observatório Político na sua missão de autonomização e diversificação da investigação.

Considerando o facto de os alunos de primeiro ano de licenciatura de Sciences Po Paris- Campus de Poitiers frequentarem uma Escola de Outono em Salamanca, potenciando os conhecimentos linguísticos de Castelhano, bem como os demais conhecimentos académicos e experiências culturais, o Observatório Político analisou o desenvolvimento e implementação do projecto no quadro estratégico da aprendizagem da Língua Portuguesa e na aposta feita pelas Universidades Portuguesas na qualidade dos conteúdos leccionados. A criação da Escola de Outono como seminário de internacionalização da responsabilidade do Observatório Político, permitiu assim, colocar Lisboa e diversos pólos académicos no plano curricular e de formação dos alunos pertencentes à Universidade parceira.

Em suma, a dinâmica fomentada pelo Observatório Político tornou-se crucial para a consolidação do papel das universidades portuguesas como instituições universitárias internacionalmente reconhecidas pelo mérito académico, pelo dinamismo e autonomia do Observatório Político enquanto centro de investigação em Estudos Políticos, ocupando igualmente, um lugar-chave na captação de programas inovadores, quer no plano nacional, quer no plano internacional da docência e das actividades de investigação científicas

.

EI -1

EI - 2EI-3EI-4

.EI-5