Curso de Diplomacia na América Latina

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Programa
Na prossecução das actividades do Observatório Político empenhadas na consolidação do conhecimento em áreas-chave de interesse académico e profissional, o Curso Diplomacia na América Latina fornece competências científicas e profissionais no âmbito da diplomacia, permitindo a compreensão e discussão dos desafios a que a diplomacia está submetida no século XXI. No campo das relações internacionais, o paradigma que privilegia a cooperação entre povos e países é desafiado a um ritmo acelerado e intenso, obrigando a uma constante adequação e actualização em áreas – segurança, economia, cultura, entre outras – que se interligam às relações diplomáticas, especificamente na região da América Latina. Os coordenadores do curso e o Observatório Político, em conjunto com a Casa da América Latina e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que reconhecem a validade do projecto e se associam a ele, oferecem aos alunos uma formação avançada que promove o conhecimento aprofundado dos problemas e debates com que a diplomacia se confronta no mundo latino-americano contemporâneo.

Destinatários
Este curso tem como destinatários todos os interessados por temáticas relacionadas com a diplomacia e as organizações internacionais, nomeadamente estudantes universitários, assessores, profissionais das áreas de economia, comunicação social, história e línguas. Numa época em que a atracção pela América Latina se faz sentir pelas oportunidades dos mercados de trabalho e economias dos países desta região, este curso proporciona um conhecimento especializado para os interessados em prosseguir uma carreira profissional nesses mercados emergentes. É também um curso destinado aos que pretendem ganhar competências nos domínios da negociação em circuitos diplomáticos, que pretendam compreender as dinâmicas de trabalho em fóruns internacionais inter-governamentais ou não-governamentais, sempre com especial enfoque para a área geográfica da América Latina.

Estrutura
O curso está organizado em sessões teóricas e práticas onde a apresentação dos conteúdos será efectuada tendo em conta a análise da bibliografia indicada, assim como discussões dirigidas dos temas apresentados com os formandos. As sessões contam com a participação de académicos da área dos Estudos Políticos, bem como diplomatas de profissão, convidados a partilharem as suas experiências específicas.

Avaliação
Considera-se concluído com aproveitamento sempre que se verifique a frequência de 75% das sessões, juntamente com a avaliação realizada em aula, reflectindo a assiduidade e participação, bem como o interesse demonstrado e trabalho apresentado pelo aluno nas discussões dirigidas. Será atribuído aos alunos nesta situação um diploma de frequência no curso de formação avançada em Diplomacia na América Latina.

Docentes
Prof. Doutor Andrés Malamud Investigador auxiliar no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa; professor em universidades da Argentina, Brasil, Espanha, Itália, México e Portugal; membro do comité executivo da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP) durante quatro anos.
Prof. Doutor Armando Marques Guedes Professor Associado com Agregação da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, desde 2005, Professor convidado do curso de Defesa Nacional do IDN e Professor convidado do Instituto de Estudos Superiores Militares.
Prof.ª Doutora Cristina Montalvão Sarmento Professora da FCSH – Universidade Nova de Lisboa, do ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa, do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e Directora do Observatório Político.
Prof. Doutor Manuel Filipe Canaveira Professor Agregado em Ciência Política e Relações Internacionais (História das Relações Internacionais) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL); Presidente da Comissão Pedagógica, do Departamento de Estudos Políticos (FCSH- UNL); Investigador Doutorado do Observatório Político.
Prof.ª Doutora Raquel Patrício Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Técnica de Lisboa; membro do Conselho Editorial da Revista Sem Correntes, da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira.
Doutor Paulo Carvalho Vicente Doutoramento em Ciência Política, especialização em Instituições e Processos Políticos (FCSH-UNL); Investigador no Centro de História da Cultura (FCSH-UNL) e Investigador do Observatório Político.
Mestre Carmen Fonseca Assistente convidada no Departamento de Estudos Políticos da FCSH-UNL; Doutoranda em Ciência Política e Relações Internacionais da FCSH- UNL; Chefe de Redacção da revista Relações Internacionais, editada pelo IPRI-UNL.
Mestre Carla Fernandes
 Professora do Seminário Estudos Asiáticos (FCSH-UNL); Doutoranda em Relações Internacionais na FCSH-UNL – tema “China Hoje – Relações Internacionais e Necessidades Energéticas: as Relações com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, e investigadora Associada do Observatório Político.
Mestre Eduardo Pereira Correia Professor no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e Investigador Associado do Observatório Político.
Mestre Raquel Duque Docente no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), Doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, assessora na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, Nova Iorque 2007 e Investigadora Associada do Observatório Político.
Convidados especializados: diplomatas de carreira das embaixadas dos países da América Latina em Lisboa.

Consulte o programa completo do curso

Download da Ficha de Inscrição

Inscrições
Para inscrever-se no curso, deverá preencher o formulário de inscrição. Pode fazê-lo:

  • directamente online, procedendo ao download da ficha de inscrição
  • pessoalmente, no secretariado do Observatório Político, em Lisboa

Se optar pelo preenchimento do formulário online, deverá enviar a ficha de inscrição para geral@observatoriopolitico.pt e assim que recebermos os seus dados, procederemos à sua inscrição e enviaremos a confirmação por email, juntamente com os dados para pagamento (Multibanco, cheque ou transferência). A inscrição só será efectiva depois de efectuados todos os pagamentos devidos.

Prazos de Inscrição
Inscrições encerradas

    • Após esta data, e caso haja vagas no curso que pretende, poderá inscrever-se, pagando um suplemento de inscrição tardia de 20 €.
    • No acto da inscrição deve ser efectuado o pagamento da totalidade do curso. A inscrição só será válida após confirmação, pelos Serviços, da entrada das importâncias devidas.

*Note, por favor, que as inscrições poderão encerrar em data anterior às indicadas, a partir do momento em que o curso atinja o seu número limite de vagas (sempre que indicado).