Curso Diplomacia na América Latina

diplomacianamericalatina_2014_banner_UV

 II EDIÇÃO – PROGRAMA RENOVADO

                                      Inscrições encerradas                                   

Consulte aqui o programa

Programa
Com um empenho contínuo em explorar temáticas-chave de interesse académico e profissional, em janeiro de 2014, o Observatório Político vai dar início à segunda edição do curso de Diplomacia na América Latina. Neste curso pretende-se aprofundar conhecimentos acerca dos desafios atuais no âmbito da diplomacia na região, abrangendo questões securitárias, económicas e culturais, providenciando aos participantes tanto competências científicas como profissionais. Em parceria com o Instituto para a Promoção da América Latina (IPDAL) e a Casa da América Latina, o Observatório Político mantém assim o seu compromisso em dar formação avançada e contínua de qualidade aos participantes, criando um espaço para debate e troca de informação no campo da diplomacia e relações internacionais latino-americanas, que conta com a cooperação de especialistas na área.

Destinatários
Este curso tem como destinatários todos os interessados por temáticas relacionadas com a diplomacia e as organizações internacionais, nomeadamente estudantes universitários, assessores, profissionais das áreas de economia, comunicação social, história e línguas. Numa época em que a atração pela América Latina se faz sentir pelas oportunidades dos mercados de trabalho e economias dos países desta região, este curso proporciona um conhecimento especializado para os interessados em prosseguir uma carreira profissional nesses mercados emergentes. É também um curso destinado aos que pretendem ganhar competências nos domínios da negociação em circuitos diplomáticos, que pretendam compreender as dinâmicas de trabalho em fóruns internacionais intergovernamentais ou não governamentais, sempre com especial enfoque para a área geográfica da América Latina.

Avaliação
Considera-se concluído com aproveitamento sempre que se verifique a frequência de 75% das sessões, juntamente com a avaliação realizada em aula, refletindo a assiduidade, a participação e o interesse demonstrado pelo aluno na discussão dos temas programáticos. A estes alunos será atribuído um diploma de frequência no Curso de Formação Avançada em Diplomacia na América Latina – 2ª Edição.

Docentes
Prof. Doutor Armando Marques Guedes Professor Associado com Agregação da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, desde 2005, Professor convidado do curso de Defesa Nacional do IDN e Professor convidado do Instituto de Estudos Superiores Militares.
Prof. Doutora Cristina Montalvão Sarmento Doutora em Ciência Política na especialidade de Teoria Política (2004) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Professora Auxiliar, em regime de mobilidade, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa; Professora Convidada do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna; Diretora e Investigadora Doutorada do Observatório Político.
Dra. Cristina Valério Licenciada em Turismo, pelo Instituto das Novas Profissões; Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Adjunta do Secretario de Estado da Proteção Civil do Ministério da Administração Interna da República Portuguesa entre outubro de 2009 e junho de 2011; Assessora de Imprensa do Ministro da Administração Interna da República Portuguesa entre dezembro de 2010 e junho de 2011. Tendo ainda ocupado diferentes cargos nas áreas das Relações Internacionais na Câmara Municipal de Lisboa e Governo Civil de Lisboa desde 1994, de momento é a Coordenadora de Programação Económica e Empresarial da Casa da América Latina.
Prof. Doutora Elizabeth Accioly Doutora em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com a apresentação da tese intitulada “O Sistema de Solução de Controvérsias consoante a previsão do artigo 44 do Protocolo de Ouro Preto”; Diplomada em Estudos Europeus, pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com a apresentação do trabalho de dissertação intitulado “A influência da União Europeia no Mercosul”; desempenhou funções de docência da disciplina “Mercosul e União Europeia”, na Faculdade de Direito de Curitiba; foi Professora Assistente da disciplina de “Direito Internacional Público e Temas Jurídicos da Integração”, no Curso de Pós-Gradução da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.
Jorge Argüello, S. E. Embaixador da Argentina em Portugal desde 2013; Embaixador da Argentina nos EUA (2011-2013); Embaixador da Argentina junto das Nações Unidas (2007-2011); Mestre em Administração Pública pela Universidad de San Andrés; Licenciado em Direito pela Universidad de Buenos Aires.
Prof. Doutor José Francisco Pavia Professor auxiliar da Universidade Lusíada de Lisboa; Doutor em Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade do Minho, 2007); Mestre em Gestão de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (Universidade Moderna de Lisboa 1998); Investigador-coordenador do Centro de Estudos sobre a População, Economia e Sociedade (CEPESE) da Universidade do Porto; Auditor de Defesa Nacional (IDN); Diretor da Revista Lusíada de Política Internacional Segurança.
Mestre Laura Garzón Licenciada em Ciências Políticas, pela Utah State University (USU), EUA; Mestrado em Relações Internacionais e Certificado Especial em Administração Pública pela USU; Mestrado em Economia Agrícola pela Kansas State University (KSU), EUA; Investigadora Assistente da Faculdade de Ciências Políticas da USU entre 1985 e 1987; Consultora e Tradutora do Food and Feed Grains Institute da KSU, verão de 1989, a agosto de 1993, respetivamente; Investigadora para o Kansas Department of Transportation do Estado de Kansas enquanto estudante da Faculdade de Economia da KSU, entre 1991 e 1992; de novembro de 1994 ao presente tem sido responsável por diferentes funções na área económica na Embaixada do México em Portugal, sendo na atualidade responsável pelos Assuntos Comerciais e de Investimento.
Luís António Fretes Carreras, S. E. Embaixador do Paraguai em Portugal desde 2009; Mestre em Ação Política e Participação Cívica, Ciências Políticas e Governo pela Universidad Francisco de Vitoria; Mestre em Ciência Política pela Universidad Nacional de Asunción (UNA); Licenciado em Direito pela Universidad Nacional de Asunción; Diretor do Centro de Políticas Públicas na Universidad Católica “Nuestra Señora de la Asunción” (2005-2009); Diretor do Departamento de Ciências Sociais na Universidad Católica “Nuestra Señora de la Asunción” (2004-2009); Professor de Direito e Ciência Política na Universidad Católica “Nuestra Señora de la Asunción” (1993-2009).
Prof. Doutor (Cor) Luís Eduardo Saraiva Coronel de Cavalaria (Res); Doutor em Relações Internacionais, com a tese “O Desenvolvimento de África e a Segurança da Europa – O caso da Guiné-Bissau”; Investigador associado no Instituto de Defesa Nacional; Professor Convidado na Universidade Lusíada de Lisboa; Auditor do Curso de Defesa Nacional de 2012-2013; Graduado do Executive Program in Advanced Security Studies, College of International and Security Studies do George C. Marshall European Center for Security Studies; foi Conselheiro Militar na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, de 2005 a 2008.
Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira Doutor em História das Ideias Políticas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Professor Associado com Agregação em Ciência Política e Relações Internacionais (História das Relações Internacionais) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Presidente da Comissão Pedagógica do Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Investigador Doutorado do Observatório Político.
Mestre Maria Xavier Coordena a programação cultural e científica na Casa da América Latina em Lisboa desde 2007; Frequentou o Doutoramento em Sociologia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; é Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, com a tese subordinada ao tema Redescobrindo o Brasil. Processos Identitários de Brasileiros em Portugal, publicada pelo ACIDI em 2007; é Licenciada em Sociologia e Política pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro; conta com passagens pela Embaixada do Brasil em Lisboa, pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pela Fundação Luso-Brasileira; como investigadora no CIES-IUL (2004-2009), dedicou-se ao estudo das migrações entre Portugal e a América Latina.
Mestre Marta Ceia Mestre em Ciências da Comunicação na vertente de Comunicação Estratégica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Minor em Guerra da Informação/Competitive Intelligence na Academia Militar de Lisboa; Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Foi colaboradora na área da Política Multilateral do Ministério dos Negócios Estrangeiros; Membro do Conselho Pedagógico do Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Investigadora Associada do Observatório Político.
Mestre Paulo Neves Mestre em Gestão de Comportamento Organizacional e Licenciado em Psicologia; Jornalista, Professor Universitário e Conferencista. Fundador e Presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL).
Dr. Pedro Pessoa e Costa Ministro Plenipotenciário do Ministério dos Negócios Estrangeiros; é Licenciado em Direito (menção jurídico-económicas) pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa; Pós-Graduação em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa; Ingressa na Carreira Diplomática do Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1988, tendo sido adido nos Serviços da África Subsariana e posteriormente na Direção Geral dos Assuntos Comunitários na Direção de Serviços da Formação e Investigação; Assessor diplomático da Secretária dos Assuntos Europeus de 2000 a 2002 com o pelouro da América Latina; atualmente é Vogal do Conselho de Administração da AICEP.
Prof. Doutora Raquel Patrício Doutorada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília onde exerceu atividades de docência; Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais da Universidade de Lisboa; membro do Conselho Editorial da Revista Sem Correntes, da Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira.
Mestre Sandra Vasconcelos Lameiras Mestrado em Tecnologias do Ambiente pela Universidade do Minho, Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia do Porto; Vereadora na Câmara Municipal da Maia 2005/2008; Chefe de Gabinete no Governo Civil do Porto 2008/2009, Membro do Conselho de Administração na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (S.T.C.P) de 2009/2012. Exerceu ainda diversas outras funções no setor público e privado, sendo de momento Diretora Internacional de Vendas na empresa OPT – Optimização e Planeamento de Transportes S.A.
Dra. Tânia Regina de Souza Formada em Letras (Português/Inglês) e Jornalismo; frequentou o Curso de Diplomacia no Instituto Rio Branco, que possibilita o ingresso na carreira diplomática no Ministério das Relações Exteriores do Brasil; entre 2008 e 2009 fez parte do Núcleo da CPLP do Departamento de África e na Divisão de África II, responsável pelas relações bilaterais com os países africanos de língua portuguesa; de 2010 a 2013, serviu na Embaixada do Brasil em Luanda; desde julho de 2013 é responsável pelo Setor Cultural na Embaixada do Brasil em Lisboa.

Consulte aqui o programa.
Inscreva-se aqui.

Propinas

  • Taxa de Matrícula - 12,50€
  • Propina do Curso (total) - 250€
  • Emissão de Certificado - 8€
  • Emissão de Certificado e Diploma - 21,50€

Inscrições
Para inscrever-se no curso, deverá preencher o formulário de inscrição. Pode fazê-lo:

  • diretamente online, procedendo ao preenchimento dos seus dados neste link;
  • pessoalmente, junto do secretariado do Observatório Político, em Lisboa.

Modalidades de Pagamento
Poderá proceder ao pagamento por inteiro da taxa de inscrição e do curso ou optar pelo pagamento faseado:

  • taxa de inscrição (€12,50) mais 50€ referentes à propina até ao dia 20 de janeiro de 2014;
  • 100€ referentes à propina até ao dia 19 de fevereiro de 2014;
  • restantes 100€ referentes à propina até ao dia 10 de março de 2014.

Ambas as modalidades poderão ser feitas através de transferência bancária, cheque ou numerário.

A inscrição só será efetiva depois de efetuado o pagamento da taxa de inscrição e da primeira prestação da propina no valor de €50.

  • A inscrição só será válida após confirmação, pelos serviços, da entrada das importâncias devidas.