Curso de Segurança e Defesa


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Programa
O curso pretende fornecer competências científicas e profissionais, permitindo a compreensão, de modo integrado e crítico, da relação entre as variadas ameaças e crescentes desafios no século XXI, no quadro das tendências dos estudos de segurança e defesa. Os coordenadores do curso e o Observatório Político, em conjunto com as instituições parceiras que reconhecem a validade do projecto e se associam a ele, oferecem aos alunos uma formação avançada que promove o conhecimento aprofundado dos problemas da segurança e da defesa.

Destinatários

Este curso tem como destinatários todos os interessados por temáticas relacionadas com a segurança e defesa, nomeadamente estudantes, académicos, profissionais de segurança, da comunicação social, assessores, bem como de sectores profissionais em que as competências de análise de riscos e ameaças sejam pertinentes (multinacionais, forças de segurança, embaixadas, organizações governamentais, fundações, etc).

Estrutura
O curso está organizado em sessões teóricas e práticas onde a apresentação dos conteúdos será efectuada tendo em conta a análise da bibliografia indicada, assim como discussões dirigidas dos temas apresentados com os formandos. As sessões contam com a participação de académicos e profissionais da área da segurança, convidados a partilharem as suas experiências específicas. O curso inicia-se na sessão inaugural com a conferência da Prof. Doutora Cristina Montalvão Sarmento (ISCSP-UTL e FCSH-UNL) e termina na sessão de encerramento com a conferência do Prof. Doutor Armando Marques Guedes (Faculdade de Direito-UNL).

Avaliação
Considera-se concluído com aproveitamento sempre que se verifique a frequência de 75% das sessões, juntamente com a avaliação realizada em aula, reflectindo a assiduidade e participação, bem como o interesse demonstrado pelo aluno nas discussões dirigidas. Será atribuído aos alunos nesta situação um diploma de frequência no curso de formação avançada em Segurança e Defesa.

Docentes
Prof. Doutor Armando Marques Guedes
Professor Associado com agregação da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, desde 2005, Professor convidado do curso de Defesa Nacional do IDN e Professor convidado do Instituto de Estudos Superiores Militares.
Prof. Doutor A. Horta Fernandes Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Políticos da FCSH – Universidade Nova de Lisboa, Doutor em História e Teoria das Ideias e Mestre em Estratégia pelo ISCSP-UTL.
Prof. Doutora Cristina Montalvão Sarmento Professora Auxiliar da FCSH – Universidade Nova de Lisboa, do ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa, docente convidada do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e Directora do Observatório Político.
Prof. Doutor Pedro Clemente Superintendente da Polícia de Segurança Pública, Professor Auxiliar da Universidade Lusíada de Lisboa e Doutor em Ciência Política pelo ISCSP-UTL.
Prof. Doutora Sandra Balão Docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – UTL, Doutora em Ciências Sociais – Especialidade História dos Factos Sociais (ISCSP-UTL) e Mestre em Ciência Política ISCSP-UTL.
Intendente Luís Manuel Elias Docente no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e Mestre em Ciência Política (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – UTL).
Intendente Manuel Antunes Dias Intendente da Polícia de Segurança Pública e Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – UTL e Docente no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI).
Major Paulo Silvério Professor no Instituto de Estudos Superiores Militares das disciplinas de Operações e Informações das Forças de Segurança e de Ciências Criminais.
Mestre Diogo Noivo Doutorando em Ciência Política, ISCTE-IUL, Mestre em Segurança e Defesa, Universidade Complutense de Madrid e Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional (2006-2008); Investigador Associado do Observatório Político.
Mestre Eduardo Pereira CorreiaProfessor no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), Doutorando em Ciência Política na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Mestre Raquel Duque Doutoranda em Ciência Política FCSH-UNL, Mestre em Segurança Internacional e Terrorismo pela Universidade de Nottingham e Investigadora Associada do Observatório Político.
Mestre Rui Estêvão Alexandre Doutorando em Ciência Política (FCSH-UNL), Mestre em Políticas Públicas (ISCSP-UTL), Investigador Associado do Observatório Político e Investigador Integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas.

Consulte o programa completo do curso

Download da Ficha de Inscrição

Inscrições
Para inscrever-se no curso, deverá preencher o formulário de inscrição. Pode fazê-lo:

Se optar pelo preenchimento do formulário online, deverá enviar a ficha de inscrição para geral@observatoriopolitico.pt e assim que recebermos os seus dados, procederemos à sua inscrição e enviaremos a confirmação por email, juntamente com os dados para pagamento (Multibanco, cheque ou transferência). A inscrição só será efectiva depois de efectuados todos os pagamentos devidos.

Prazos de Inscrição
Inscrições encerradas

  • Após esta data, e caso haja vagas no curso que pretende, poderá inscrever-se, pagando um suplemento de inscrição tardia de 20 €.
  • No acto da inscrição deve ser efectuado o pagamento da totalidade do curso. A inscrição só será válida após confirmação, pelos Serviços, da entrada das importâncias devidas.

*Note, por favor, que as inscrições poderão encerrar em data anterior às indicadas, a partir do momento em que o curso atinja o seu número limite de vagas (sempre que indicado).