Curso de Organização e Comunicação Institucional

COCIE_BANNER
II EDIÇÃO – PROGRAMA RENOVADO
Inscrições encerradas                                       

Consulte aqui o programa

Programa
O Observatório Político, enquanto coordenador do curso, em conjunto com as instituições parceiras que se associam ao projecto, oferecem aos alunos uma formação avançada que promove o conhecimento aprofundado da comunicação política e estratégica. A mutação do ambiente mediático, pelo crescimento e rápida disseminação da informação disponível, tem obrigado as organizações de vários sectores a reinventar as suas estruturas e culturas organizacionais. Neste contexto, a comunicação emerge como elemento central de cariz estratégico, envolvendo opções políticas conscientes e dirigidas aos seus diferentes públicos alvo. O curso visa dar formação profissional e competências científicas relevantes para o exercício de funções nas áreas da comunicação política e estratégica em instituições diversas, sejam empresariais ou políticas, públicas e privadas, nacionais ou internacionais, com especial ênfase, mas não limitado, aos sectores especificamente ligados à comunicação.

Destinatários
Este curso tem como destinatários todos os interessados por temas relacionados com a organização e comunicação institucional, nomeadamente estudantes de ciências sociais, profissionais da comunicação e da política, assessores, jornalistas, bem como profissionais oriundos de sectores laborais com competências na área da assessoria,  gabinetes políticos e instituições, tais como multinacionais, fundações, embaixadas, institutos ou outros congéneres.

Avaliação
Considera-se concluído com aproveitamento sempre que se verifique a frequência de 75% das sessões, juntamente com a avaliação realizada em aula, reflectindo a assiduidade, a participação e o interesse demonstrado pelo aluno na discussão dos temas programáticos. A estes alunos será atribuído um diploma de frequência (mediante pagamento) no Curso de Formação Avançada em Comunicação Política e Estratégica.

Docentes

Professor Doutor Manuel Filipe Canaveira Professor Agregado em Ciência Política e Relações Internacionais (História das Relações Internacionais) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (2005); Doutorado em História das Ideias Políticas pela FCSH-UNL; Investigador Doutorado do Observatório Político (OP)
Dr. Carlos Vargas Presidente do Conselho de Administração do Teatro D. Maria II; Administrador do Opart (2007-2010); Administrador do Teatro São Carlos (2004-2007); Subdirector da Companhia Nacional de Bailado (1997-2004); Administrador do Instituto Português de Bailado e dança (1996-1997); Doutorando em Ciência Política, especialidade em Políticas Públicas pela FCSH-UNL; Investigador Associado do Observatório Político (OP)
Mestre Marta Ceia Mestre em Ciências da Comunicação – Vertente Comunicação Estratégica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais na FCSH-UNL, com especialização em Guerra de informação/Competitive Intelligence na Academia Militar; Peace Operations Training Institute/CES Coimbra; Colaboradora na área da Política Multilateral no Ministério dos Negócios Estrangeiros; Investigadora Associada do Observatório Político (OP).
Dr. Francisco Carvalho Vicente Doutorando em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade NOVA de Lisboa; Licenciatura em Ciências da Informação pelo Instituto Miguel Torga (ISMT) em Coimbra; Investigador Associado do Observatório Político (OP).
Dra. Manuela Azóia Chefe de Divisão Protocolar do Palácio de São Bento (2012); Gabinete das Relações Internacionais da Assembleia da República; Funcionária da Assembleia da República (desde 1987); Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Autónoma de Lisboa (1996); Pós-graduação em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada (2004).
Mestre Patrícia Oliveira Colaboradora do Gabinete da Presidência da Assembleia da República, em serviço de assessoria; Consultoria científica sobre “redes sociais e parlamentos” para a Assembleia da República; Consultadoria científica para a exposição “Álbum de Memórias. Índia Portuguesa”, Padrão dos Descobrimentos-EGEAC; Doutoranda em Ciência Política, Especialidade de Teoria e Análise Política pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; Diploma de Estudos Avançados em Ciência Política pela FCSH-UNL; Mestre em Ciência Política pela FCSH-UNL; Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais; Investigadora Associada do Observatório Político (OP).
Mestre Paulo Sande Membro do Conselho Coordenador da SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (desde 2006);Director-adjunto e Director da revista Fórum Europa; Director do Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu (PE); Regente da Cadeira de Construção Europeia do curso de Ciência Política e Relações Internacionais da UCP (desde 2002); Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (1981); pós-graduação em Direito Comunitário (1985) pelo Instituto de Estudos Europeus da UCP; Mestre em Teoria e Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos da UCP (2000).
Doutor Rui Ramos Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Oxford (1998); licenciatura em História pela Universidade Nova de Lisboa (1985); Investigador Principal do quadro do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Colunista do Diário Económico (2005-2006) e coluna semanal do jornal Público, de Lisboa; Membro do conselho executivo da revista mensal Atlântico; Colaborador do painel de comentadores do programa semanal de debate Choque Ideológico na RTP-N.
Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento Subdirectora Adjunta para a Área da Investigação da FCSH-UNL (2007-2009); Membro Convidado do Instituto Diplomático do Ministério de Negócios Estrangeiros do Concurso Externo de Ingresso na Categoria de Adido da Embaixada da Carreira Diplomática, MNE (2006); Coordenadora das missões das Universidades Europeias (Luxemburgo, PRES de Toulouse) e Norte-americana (Georgia Institute of Technology – GATECH) à FCSH-UNL (2007-2008); Secretária-geral da Associação das Universidades de Língua Portuguesa; Membro da Direção do OSCOT – Observatório de Segurança criminalidade organizada e terrorismo. Professora Auxiliar da FCSH-UNL, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP-UTL), em regime de mobilidade, e professora no Instituto Superior de Ciências Políticas (ISCPSI); Doutoramento em Ciência Política, especialidade de Teoria Política (2004) (FCSH-UNL) de Lisboa; Directora e membro Fundadora do Observatório Político (OP);
Professor Doutor Carlos de Oliveira Santos Professor Auxiliar da Universidade de Lisboa, Doutorado em Ciência Política (variante em Políticas Públicas) pela Universidade NOVA de Lisboa. Consultor independente na área da comunicação empresarial de diversas empresas (Grupo Amorim, Mota-Engil, Galp Energia, Grupo Pestana, nomeadamente). Foi director criativo da empresa BJK&E (Grupo Sonae) e exerceu diversos cargos jornalísticos em publicações nacionais. Tem-se especializado em marketing social, sendo o promotor do website marketingsocialportugal.com e o autor do livro «Melhorar a Vida – Um Guia de Marketing Social». Tem 20 livros publicados.
Professor Doutor Luís Elias  Intendente da Polícia de Segurança Pública; Chefe de área operacional do comando metropolitano da PSP de Lisboa; Curso de Direção e Estratégia Policial; Curso de planeamento Estratégico; Curso de formação de formadores das Nações Unidas; Doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade NOVA de Lisboa; Mestre em Ciência Política pelo ISCSP; Licenciado em Ciências Políticas pelo ISCPSI; Investigador Doutorando do Observatório Político (OP).
Dr. Paulo Neves Presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina.
Professora Doutora Sandra Balão Doutorada em Ciência Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa (ISCSP); Mestre em Ciência Política pelo ISCSP; Licenciatura em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP; Professora Auxiliar Equiparada do Quadro Transitório da Academia da Força Aérea – Ministério da Defesa Nacional; Investigadora Doutorada do Observatório Político (OP).

Consulte aqui o programa
Download da Ficha de Inscrição

Inscrições
Para inscrever-se no curso, deverá preencher o formulário de inscrição. Pode fazê-lo:

  • directamente online, procedendo ao download da ficha de inscrição
  • pessoalmente, no secretariado do Observatório Político, em Lisboa

Modalidades de Pagamento
Poderá proceder ao pagamento por inteiro da taxa de inscrição e do curso ou optar pelo pagamento faseado:

  • taxa de inscrição até ao dia 17 de Maio de 2013
  • 50% do valor total do curso até ao dia 30 de Maio de 2013
  • restante 50% do valor total do curso até ao dia 1 de Julho de 2013

Ambas as modalidades poderão ser feitas através de transferência bancária, cheque ou numerário.

Se optar pelo preenchimento do formulário online, deverá enviar a ficha de inscrição para geral@observatoriopolitico.pt e assim que recebermos os seus dados, procederemos à sua inscrição e enviaremos a confirmação por email, juntamente com os dados para pagamento (multibanco, cheque ou transferência). A inscrição só será efectiva depois de efectuados todos os pagamentos devidos.

Prazos de Inscrição
Inscrições fechadas

  • Após esta data, e caso haja vagas no curso que pretende, poderá inscrever-se, pagando um suplemento de inscrição tardia de 20 €.
  • No acto da inscrição deve ser efectuado o pagamento da totalidade do curso. A inscrição só será válida após confirmação, pelos Serviços, da entrada das importâncias devidas.

*Note, por favor, que as inscrições poderão encerrar em data anterior às indicadas, a partir do momento em que o curso atinja o seu número limite de vagas (sempre que indicado).