Lançamento

O Observatório Político tem o prazer de anunciar o lançamento do novo livro do Prof. Doutor José Adelino Maltez, com o título Abcedário Simbiótico -  Um digesto político contemporâneo com exemplos sagrados e profanos.
A apresentação da obra irá ter lugar no dia 16 de Dezembro de 2011, sexta-feira, às 18h30m no Hotel Holiday Inn Lisbon – Continental, na Sala Lisboa (Rua Laura Alves, nº 9). A apresentação fica a cargo do Dr. Paulo Teixeira Pinto.


“De muitas sementes e alegrias está feito este novo e inesperado livro do Adelino Maltez! Abecedário Simbiótico poderia ser mais um livro sobre Maçonaria. O conteúdo de muitas das suas entradas são sobre temas, símbolos, significados, história da Maçonaria ou Maçon e a eles também se referem as siglas ou a biografia. Mas o livro é mais do que tudo isso: tem uma relação de mútua dependência com as coisas do mundo, me benefício mútuo.”

prefácio de Fernando Lima

JOSÉ ADELINO MALTEZ
Membro do Conselho Consultivo Nacional do Observatório Político
Professor universitário e investigador de ciência política português, nasceu em Coimbra, em 1951. É Doutor em Ciências Sociais, na especialidade de Ciência Política, pela Universidade Técnica de Lisboa (1990). Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (1969-1974), foi assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa  Lisboa (1976-1985) e continuou a sua carreira docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, onde é professor catedrático do 1º grupo (decano do grupo de ciências jurídico-políticas). Exerceu também o cargo de professor convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entre os anos lectivos de 1996-1997 e de 2004-2005. Foi fundador e membro da primeira direcção da Associação Portuguesa de Ciência Política. Leccionou na Universidade de Estrasburgo, na Universidade Nacional de Brasília e na Universidade Nacional Timor Lorosa’e, tendo sido igualmente conferencista e consultor da Universidade Agostinho Neto, de Luanda, na Universidade da Beira Interior e na Universidade dos Açores. Autor de uma extensa bibliografia sobre temas que vão da História à Filosofia passando pela Ciência Política, Direito e Poesia.